Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Mães” de Not Vital e Richard Long na Nara Roesler

10 setembro - 10:00 - 26 outubro - 19:00

Not Vital, notOna, 2014, Patagonia, Chile. Cortesia Nara Roesler

Nara Roesler apresenta a exposição “Mães”, com obras dos renomados artistas Not Vital e Richard Long, em comemoração aos dez anos da galeria no Rio de Janeiro, no dia 10 de setembro de 2024, das 18h às 21h. Not Vital – nascido em 15 de fevereiro de 1948, em Sent, no vale Engadine, região leste da Suíça, próxima à Itália e à Áustria – participou da cena nova-iorquina nos anos 1980 e conviveu com artistas como Andy Warhol (1928-1987) e Basquiat (1960-1988), que fez para ele a pintura “AstroNOT”, um trocadilho com seu nome. Nômade talvez seja o termo mais adequado para descrever Not Vital, que se divide entre suas casas-ateliês em Sent, em Beijing, desde 2008, e, a partir do final de 2022, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, onde pretende passar três meses por ano.

“Sou um escultor que pinta”, salienta Not Vital, que desde 2008 pinta retratos, e mais tarde o que chama de “autorretratos”, em que “das muitas aplicações e remoções das camadas de tinta emerge uma imagem”. “Às vezes preciso me pintar três vezes, ou duas, ou apenas uma, porque a cada dia nos vemos de maneira diferente.” Ele explica que inicialmente fazia um rosto “com olhos e cabelo”, mas que depois percebeu que “bastava ter um nariz”. “Quero chegar com essas pinturas a um momento de sentimento. Elas não têm a ver com formas ou cores, e sim muito com as emoções. É muito importante o que está em volta, o que alguns chamam de aura”, diz.

Criado em um vale cercado por montanhas, onde “é inverno por mais da metade do tempo, e, quando a neve derrete, as montanhas são cinzas”, Vital usava, até há poucos anos, esta paleta. “Mas desde que me mudei para o Brasil, de repente eu me abri para as cores. Eu não sei se poderia fazer isso na Suíça, devido a muitos fatores, como a luz e como você se sente, e mesmo o que você come”, conta ele no vídeo-depoimento que acompanhou sua recente exposição “Contemplating”, de maio a julho deste ano na sede do Marais, em Paris, da galeria Thaddaeus Ropac.

Em entrevista ao escritor Andrew O’Hagan, publicada pela revista do The New York Times, em outubro de 2013, ele disse que aos cinco anos de idade sabia que queria fazer alguma coisa, e foi quando desejou ir ao Brasil. “Eu poderia ir para o Brasil”, disse. Nesta matéria, Andrew O’Hagan chamou Not Vital “de o Picasso atual, conduzindo uma manada de touros simbólicos através dos jardins da convenção, transformando nossa ideia de como enxergar”.

Autor de grandes esculturas colocadas ao ar livre, espalhadas pelo mundo, Not Vital também gosta de criar em formatos menores, em vários materiais, como aço ou gesso. “Gosto muito de gesso, pois é o que mais se assemelha à neve. Tenho que trabalhar rápido, porque endurece muito rapidamente”, diz. Uma das esculturas em gesso é “Pão de Açúcar” (2022). “É claro que se você é das montanhas, você sempre está interessado nelas”, afirma Not Vital.

Detalhes

Início:
10 setembro - 10:00
Final:
26 outubro - 19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,
Website:
https://nararoesler.art/exhibitions/269/

Local

Nara Roesler Rio de Janeiro
R. Redentor, 241 - Ipanema, Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support