The I and the You marca a primeira grande pesquisa em uma galeria pública do Reino Unido dedicada à artista brasileira pioneira e influente, Lygia Clark (1920–1988, Brasil).
A exposição foca na jornada artística de Clark entre meados dos anos 1950 e início dos anos 1970, um período particularmente volátil na história do Brasil, no qual surgiram modos radicais de prática artística. Clark foi uma figura central no movimento Neo-Concreto brasileiro (1959–1961), que também incluía artistas como Amilcar de Castro, Ferreira Gullar, Hélio Oiticica e Lygia Pape. Frustrados com o que consideravam limitações da “arte concreta”, com seu foco na abstração geométrica não figurativa, os artistas neo-concretos começaram a buscar maior experimentação, expressão, cor e sensibilidade poética em suas práticas — além de propor uma mudança em como o público poderia participar das obras de arte.
Abrangendo pinturas, trabalhos em papel, uma seleção dos renomados “Bichos” de Clark, além de outras obras inovadoras participativas, The I and the You mostra como as primeiras experimentações formais da artista e seu crescente interesse pela filosofia da experiência e o potencial terapêutico da arte levaram a uma gradual diminuição da distância entre a obra e o espectador.
Um programa integrado de palestras públicas, caminhadas e outros eventos participativos proporcionará mais contexto sobre a obra e a prática de Lygia Clark.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br