Luce dietro tracce incompiute é a instalação têxtil da artista mexicana Mariana Castillo Deball (1975), que com suas dimensões monumentais recebe os visitantes no coração do Museu, o Ágora. Como parte da visão renovada do museu, voltada para temas e práticas contemporâneas, o MUDEC apresenta no outono de 2023 o seu segundo projeto site-specific, um prelúdio para a exposição Exposure, prevista para março de 2024.
Trabalhando com as coleções do MUDEC e da Fundação Ratti, a artista Mariana Castillo Deball selecionou doze fragmentos têxteis de diferentes épocas, com base nos quais ela criou suas próprias aquarelas, posteriormente impressas em grande formato em tecido. Esses tecidos, montados com elementos têxteis adicionais nos laboratórios da NABA, a Nuova Accademia di Belle Arti, juntamente com um grupo de estudantes orientados por Salvatore Averzano, constituem “palimpsestos” que brilham com múltiplos significados e experiências.
Pela primeira vez, a intervenção na superfície de vidro do Ágora altera o próprio status da arquitetura, relacionando-a com as esculturas feitas de tecidos leves e semitransparentes. A luz natural passa por essa composição de fragmentos têxteis, criando uma nova cartografia.
Um programa de visitas guiadas aos depósitos das coleções permitirá ao público descobrir as peças do Museu reinterpretadas por Castillo Deball em sua instalação, recriando a conexão muitas vezes invisível entre o espaço de exposição e o patrimônio museológico, tornando-o acessível.
Curadoria de Katya Inozemtseva e Sara Rizzo, com o apoio de 24 ORE Cultura e da Fundação Deloitte.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br