- Este evento já passou.
“Lisa Fonssagrives-Penn — Fashion Icon” na Maison Européenne de la Photographie
28 fevereiro - 11:00 - 26 maio - 20:00
Lisa Fonssagrives-Penn (1911-1992), dançarina, modelo, fotógrafa, estilista e escultora, é considerada a primeira “supermodelo” da história. Por 20 anos, ela apareceu com frequência na Harper’s Bazaar e na Vogue, figurando em cerca de 200 capas das principais revistas de moda de sua época. Em 1949, aos 38 anos, estava no auge de sua carreira e apareceu na capa da revista Time.
Uma modelo muito requisitada, ela colaborou com os maiores fotógrafos de moda da época: Fernand Fonssagrives, seu primeiro marido; Horst P. Horst, de quem era a modelo favorita; George Hoyningen-Huene, George Platt Lynes, Erwin Blumenfeld, que a fotografou pendurada na Torre Eiffel usando um vestido de Lucien Lelong; Louise Dahl-Wolfe, cujo estilo resolutamente moderno combinava perfeitamente com Lisa; Irving Penn, com quem se casou em 1950, e que a tornou sua parceira em suas melhores fotografias, Richard Avedon, sua amiga Frances McLaughlin-Gill, a primeira fotógrafa mulher a ser contratada pela Vogue; e muitos outros, incluindo Kathryn Abbe, James Abbe Jr., Gene Fenn, Otto Fenn, Toni Frissell, Harold Halma, Genevieve Naylor, John Rawlings e Lillian Bassman.
Mais do que apenas uma modelo, Lisa Fonssagrives-Penn contribuiu extensivamente para o processo criativo. A maioria das fotografias foi tirada em estúdio e exigia longas horas de preparação e uma conexão real entre fotógrafo e modelo.