“Linha d’Água” de Maria Klabin na Nara Roesler
26/11/2025 -10:00 até 28/02/2026 -19:00


Maria Klabin, “Manhã”, 2025. Divulgação.
Língua d’Água, primeira exposição individual de Maria Klabin em São Paulo. Com curadoria de Galciani Neves, a mostra reúne obras inéditas e recentes, incluindo pinturas em óleo sobre tela, linho e papel vegetal, além de desenhos em nanquim, carvão, guache e bastão a óleo. O conjunto apresenta escalas variadas, de pequenos trabalhos de cerca de vinte centímetros até telas que chegam a três metros de comprimento, além de desenhos extraídos de seus cadernos, oferecendo ao público um amplo panorama de seu processo de criação.
O título da exposição nasce de uma frase dita pela artista à curadora: “O pincel é como uma língua que lambe a tela trazendo os ecos de algum lugar” e reflete o caráter sensorial e intuitivo que orienta a prática pictórica de Klabin. Em seu texto curatorial, Neves destaca: “As pinturas de Maria apontam para os redemoinhos da percepção, revelando o que pode emergir quando decidimos habitar os mistérios das coisas, olhando-as de perto e de distintas lonjuras.”
A artista comenta que suas obras frequentemente partem do entorno imediato, pessoas próximas, objetos, plantas e cenas de descanso, revelando momentos de intimidade e entrega. “Gosto de pensar no meu ateliê como um espaço onde posso me sentir segura para ser vulnerável. Existe uma vulnerabilidade inerente à pintura; é preciso confiança para dar esse salto”, afirma.
