A Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta libera abstrahere, exposição de Rodrigo Cass no Galpão em São Paulo. Trata-se da primeira individual do artista desde 2018, reunindo um corpo inédito de trabalhos. Com curadoria de Ana Paula Cohen, a mostra tem como ponto de partida a obra Manifest Material (2021), uma série de 12 pinturas e um texto-manifesto do artista que integra a coleção do Centre Georges Pompidou (Paris, França).
A exposição apresenta 12 vídeo-esculturas e 12 guaches, ampliando a pesquisa central do artista que foca a relação entre a imagem em movimento, o objeto e a arquitetura. As vídeo-esculturas contém vinhetas com ações sintéticas que tomam partes do corpo do artista como agente deflagrador dessas interrelações. As imagens são projetadas sobre poliedros tridimensionais revestidos de linho colorido. A execução de tarefas repetitivas se alterna entre registros de natureza cotidiana e de um ethos contemplativo-espiritual. Em Liberta a pele do espaço (2023), a grande superfície azul parece uma parede rochosa, cuja textura é dada tanto pela trama do linho quanto pela imagem arenosa. Um simples toque da mão do artista põe em movimento uma cascata de pigmento em pó, animando o espaço dormente e revelando a constituição sedimentar do material, submetido à força modeladora da gravidade. Sobre um fundo bicolor de tons de ocre e terracota, Revolução permanente (2023) mostra o artista friccionando dois tijolos sobre seus pés, até que eles se encontrem enterrados sobre o pó de barro que cai dos blocos. Numa inversão, os pés agora aparecem de ponta cabeça, sustentando um monte de terra em equilíbrio tênue sobre as solas. O vídeo encena a perpétua transformação da matéria, em um jogo de acúmulo e erosão. Os guaches, por sua vez, partem de fraturas, deslocamentos, e expansões da superfície. São composições abstrato-geométricas que lançam volumes virtuais no espaço, conforme a tinta é intercalada com precisos traços de concreto, peça fundamental do seu repertório visual.
A primeira monografia dedicada à obra do artista será lançada no contexto da exposição. Organizado por Ana Paula Cohen e editado pela Cobogó, o livro conta com uma introdução do próprio artista, além de ensaios de Frédéric Paul, curador do departamento de arte contemporânea do Musée National d’Art Moderne/Centre Pompidou, e de Ana Paula Cohen.
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