Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Leste do Éden” na Millan

7 maio -10:00 até 8 junho -19:00

Pedro Figari, Pericón bajo los ombúes, c. 1930

A exposição Leste do Éden aborda o sentimento de exílio transfigurado nas pinturas de Júlio Martins da Silva (1893, Icaraí, RJ – 1978, Rio de Janeiro, RJ), Paulo Pasta (1959, Ariranha, SP) e Pedro Figari (1861–1938, Montevidéu, Uruguai). Com curadoria de Antonio Gonçalves Filho, a coletiva acontece simultaneamente nas galerias Millan e Estação, ambas em Pinheiros, São Paulo, a partir de 7 de maio.

Leste do Éden é uma referência a Nod, território bíblico habitado por Caim após matar seu irmão Abel. Viver em Nod, “a leste do Éden”, seria, portanto, uma espécie de punição, explica o curador. Nesse sentido, a sobrevivência às diferentes formas simbólicas de exílio é um traço que marca as paisagens que compõem a exposição — algumas vezes idílicas, caso das telas de Júlio, outras vezes alegóricas, como nas pinturas de Figari, ou atmosféricas, caso das criações que remetem à memória afetiva de Pasta.

“As exposições, simultâneas, foram pensadas para que cada um dos aspectos mencionados sobre a pintura dos três artistas possa ser conferido com a associação imediata da ligação entre eles”, explica Gonçalves Filho. “De certo modo, Figari, um brilhante advogado e escritor que foi amigo de Bonnard, Marquet, Léger e Picasso nos anos 1930, em busca da sua identidade latina em Paris, foi buscar no passado uruguaio elementos para entender o presente modernizador da França pós-impressionista, assim como Pasta, que teve igualmente contato com os mais brilhantes pintores, especialmente Iberê Camargo, e tenta construir uma paisagem contemporânea sem renegar as origens e a tradição pictórica. Júlio, que começou a vida na roça, logo procurou um professor quando começou a pintar, aos 29 anos de idade, adotou o culto luterano e aprendeu a ler só para ter acesso à grande poesia e reconstruir o paraíso a seu modo. A ligação dos três pintores com a literatura é visível nas duas exposições. Ambas se complementam com obras que formam uma suíte em que cada pintura autônoma acaba formando esse grande painel poético sobre a paisagem”, conclui Gonçalves Filho.

Esta é a segunda mostra em parceria das duas galerias —em 2014, Millan e Estação organizaram a coletiva Quase Figura, Quase Forma, com curadoria de Lorenzo Mammì. Leste do Éden também conta com a colaboração da Galería Sur, de Punta del Este, que gentilmente emprestou as obras de Pedro Figari na exposição.

Detalhes

Início:
7 maio -10:00
Final:
8 junho -19:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://millan.art/exposicoes/leste-do-eden/

Local

Millan
Rua Fradique Coutinho 1360/1430
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support