Vista da exposição “L’Atelier”. Foto: Ruy Teixeira
Inspirada nos catálogos e nas propagandas da L’Atelier — empresa de móveis fundada por Jorge Zalszupin em 1959 —, a Casa Zalszupin recebe, a partir de 18 de outubro, a exposição homônima L’Atelier, sob curadoria de Marina Frúgoli. A mostra conecta arquitetura, arte e design, evocando o espírito livre e bem-humorado de Zalszupin em suas criações. O mobiliário produzido pela L’Atelier é apresentado em diálogo com obras de artistas como Amilcar de Castro, Lygia Pape, Luiz Sacilotto e Hércules Barsotti.
Seguindo princípios modernistas, os móveis desenhados por Zalszupin e sua equipe conviviam com obras de arte geométricas e coloridas, conferindo ludicidade e jovialidade às composições. Na mostra, predominam obras ligadas ao construtivismo, de artistas que participaram dos movimentos concreto e neoconcreto.
“Assim como Jorge Zalszupin, que em suas criações se permitia transitar entre o rigor e a liberdade formal, sem se prender estritamente aos preceitos do modernismo, a exposição apresenta obras fundamentadas por princípios construtivistas, mas também trabalhos desses mesmos artistas em momentos que dialogaram com a abstração orgânica, a figuração e o pop”, explica a curadora.
Desde 2021, a Casa Zalszupin abre suas portas como espaço cultural dedicado a fomentar a cultura por meio de exposições, palestras, aulas e pesquisas, além de preservar o acervo e o patrimônio do designer. O imóvel, ícone da arquitetura modernista brasileira, foi residência de Jorge Zalszupin por quase seis décadas, até seu falecimento em 2020.
L’Atelier fica em exibição até 22 de novembro de 2025.
*Visitas guiadas acontecem de hora em hora mediante agendamento no site
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br