O Petit Palais apresenta na primavera de 2024 uma grande exposição dedicada ao pintor Théodore Rousseau (1812-1867), que fez da natureza seu principal motivo, seu mundo e seu refúgio. Tornando-se líder da colônia de artistas que frequenta a vila de Barbizon e a floresta de Fontainebleau, ele percorre a floresta solitariamente, por longas horas, fazendo esboços no local antes de realizar suas obras definitivas em seu ateliê.
Seu amor pela natureza logo se transforma em uma luta e, nesse sentido, ele pode ser considerado um verdadeiro proto-ecologista: junto com outros artistas e escritores, Rousseau lança um novo olhar sobre a floresta de Fontainebleau, que levará à proteção de uma parte dela sob o nome das famosas “reservas artísticas” (1853), uma primeira em um mundo em plena industrialização.
Tanto romântico quanto realista, Rousseau aspira capturar a harmonia do mundo, misturando-a com sua alma. Ele borra as fronteiras entre pintura e desenho, entre esboço e obra acabada. Ele experimenta, adiciona material, retoca incansavelmente suas telas, chegando até a sobrecarregá-las para fazer sentir a vida das florestas. “Naturalista constantemente atraído para o ideal”, como escreve Baudelaire, ele desempenhou um papel fundamental na afirmação de uma nova escola francesa de paisagismo no meio do século XIX, abrindo caminho para o impressionismo.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br