Judy Chicago (nascida em 1939, Chicago, EUA) ganhou destaque no final dos anos 1960 ao criar obras a partir de uma perspectiva centrada na mulher, desafiando o cenário dominado por homens no mundo da arte. Uma artista polímata, o trabalho de Chicago é caracterizado pelo compromisso com o artesanato e a experimentação, evidentes em seus temas, metodologia e escolha de materiais.
Ao longo de sua carreira de seis décadas, Chicago contestou a ausência e o apagamento das mulheres no cânone cultural ocidental, desenvolvendo uma linguagem visual distinta que dá visibilidade às suas experiências. Seus projetos individuais e colaborativos abordam temas como nascimento, masculinidade, identidade judaica, noções de poder, extinção e uma preocupação de longa data com a justiça climática.
Esta exposição, a maior apresentação solo da artista em uma instituição de Londres, leva o nome de um manuscrito iluminado inédito que Chicago escreveu no início dos anos 1970 enquanto criava “The Dinner Party” (1974–79) – uma instalação monumental que simboliza as conquistas de 1038 mulheres, agora permanentemente alojada no Brooklyn Museum, em Nova York. Coincidindo com a exposição, o manuscrito será publicado pela primeira vez pela Serpentine e Thames & Hudson. Ele oferece uma reinterpretação radical da história e uma visão de um mundo justo e equitativo.
Organizada tematicamente em torno dos capítulos do manuscrito, a exposição foca no desenho – um meio que Chicago explorou por mais de seis décadas. Traçando o arco da carreira da artista, a exposição reúne obras de arquivo e nunca antes vistas, obras abstratas e minimalistas do início dos anos 1960 e 70; uma instalação de vídeo imersiva com imagens de suas performances site-specific que utilizavam fumos coloridos e fogos de artifício; estudos preparatórios relacionados a grandes projetos como “The Dinner Party” (1974–79), “Birth Project” (1980–85) e “PowerPlay” (1982–87), além de cadernos e diários de esboços que revelam seu processo de trabalho e anos de pesquisa. Essas obras são amplificadas por elementos multidisciplinares e participativos, incluindo um aplicativo de realidade aumentada, uma cabine de gravação de vídeo e componentes audiovisuais que permitem aos visitantes descobrir a amplitude da prática de Chicago.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br