A Alison Bradley Projects tem a honra de anunciar Journeys de Tamiko Nishimura, a primeira exposição solo da artista nos Estados Unidos, com curadoria de Pauline Vermare e acompanhada por uma publicação da Dashwood Books. Em exibição a partir de 25 de abril, a exposição vai até 8 de junho, com uma recepção para a artista em 25 de abril, das 18h às 20h.
Tamiko Nishimura (西村多美子, Nishimura Tamiko, nascida em Tóquio, 1948) formou-se no Tokyo College of Photography (hoje Tokyo Visual Arts) em 1969. Ela emergiu como parte da vibrante cena avant-garde japonesa no início dos anos 1970, depois que um de seus colegas da faculdade, que era ator em uma companhia de teatro avant-garde chamada Jōkyō Gekijō (“Teatro da Situação”), a convidou para fotografar uma performance. Nishimura percebeu então que era profundamente atraída pelo “que é expresso através do corpo”. Ao longo dos anos, seu trabalho – em grande parte baseado em suas próprias jornadas e experiências no Japão e no exterior – transmite uma perspectiva pessoal e lindamente teatral do mundo.
Nishimura fotografa de maneira instintiva e espontânea. Sua linguagem visual é poética, espiritual e profundamente pessoal. Enquanto sua abordagem estilística à criação de imagens, em preto e branco contrastado, muitas vezes borrado ou granulado, está próxima de alguns dos artistas associados à Provoke, seu trabalho é impregnado de uma qualidade introspectiva e assombrada que evoca uma dimensão emocional única e profunda. Ao longo de sua longa e contínua carreira, Nishimura fotografou mulheres com uma atenção distinta. O close-up do rosto de uma mulher, seu cabelo sendo soprado pelo vento; uma mulher caminhando energicamente pela rua com sua cesta de compras, com a cabeça virada para longe da câmera; as costas de duas mulheres caminhando pela rua; uma menina lendo em um sofá com uma revista apoiada em seus joelhos; ou os retratos íntimos de sua amiga de infância… Essas fotografias retratando mulheres em suas vidas cotidianas estão repletas de uma qualidade conhecedora e empática que se destaca na história da fotografia japonesa.
A exposição é acompanhada por uma publicação de edição limitada, edição de 500 cópias, publicada e distribuída pela Dashwood Books e em colaboração com a Alison Bradley Projects. Esta publicação apresenta reproduções completas de todas as impressões na exposição e é projetada por Alex Lin, do Studio Lin. A galeria está aceitando pré-encomendas para esta publicação.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br