Island Universe, de Josiah McElheny, instalado dramaticamente no centro do Resnick Pavilion, encarna o conceito de multiverso, ou múltiplos universos coexistentes. Agora um elemento-chave do pensamento cosmológico contemporâneo, o conceito de multiverso foi inicialmente proposto na Grécia Antiga e posteriormente explorado no Hinduísmo, Budismo, Islamismo e na astronomia do século XVIII.
McElheny, interessado em como a investigação científica é moldada por e impacta o pensamento filosófico, sociológico e político, encontra uma conexão clara com as mudanças históricas que pedem o descentralização do conhecimento ocidental e até mesmo do pensamento antropocêntrico. O artista trabalhou em colaboração com o astrofísico David Weinberg no desenvolvimento de Island Universe, que considera “desenhos do tempo,” onde “cada haste é uma medida de tempo—cada polegada, o tempo dobra.”
Uma instalação complementar à próxima exposição do PST ART: Art & Science Collide, Mapping the Infinite: Cosmologies Across Cultures.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br