A Danielian Galeria apresenta a exposição Jorge Guinle – Uma pincelada certa vale mais do que uma boa ideia, com mais de 85 obras, entre pinturas em óleo sobre tela e desenhos, do pintor Jorge Guinle (1947–1987), considerado um dos principais artistas brasileiros do século 20, com relevância internacional no âmbito da abstração, e uma referência para a chamada Geração 80. As obras são oriundas de diversas coleções particulares. A exposição tem curadoria de Marcus Lontra Costa e Rafael Peixoto.
Marcus Lontra destaca que Jorge Guinle“ é um dos artistas fundamentais para a Geração 80”.“Ele foi uma referência. Para aqueles artistas, ele era o grande pintor internacional culto. É o pintor da tensão entre o expressionismo abstrato e a arte pop produzidos nos EUA, vertentes que parecem conflitantes mas que na verdade servem de provocação para a ação contemporânea. É por isso que Jorge Guinle, hoje, é um artista extremamente contemporâneo, porque busca sínteses e pontes entre essas questões. Era uma pessoa brilhante”. Rafael Peixoto complementa, assinalando que “a obra de Guinle não tem apenas importância local, mas também relevância internacional no que se refere tanto à gestualidade da pintura como na relação com um processo de abstração, herdeiro da actionpainting [pintura abstrata e gestual] e também do expressionismo”.
A mostra inaugura a expansão da Danielian Galeria, que construiu um novo pavilhão expositivo em seu terreno, em que o salão térreo reforça a ideia do cubo branco e mede 200 metros quadrados, com pé direito de 4,5 metros. O segundo andar, ainda fechado à visitação, tem mais 200 metros quadrados de área expositiva, com pé direito de três metros de altura. Com esta nova edificação, a Danielian Galeria ampliou seu espaço expositivo em 600 metros quadrados, que se somam à área da casa principal, de 900 metros quadrados. “A nossa proposta é ampliar não só o espaço, para receber exposições. É também fornecer meios de apresentar ao público e aos colecionadores a diversidade artística brasileira”, afirma Ludwig Danielian, sócio da Galeria. “Jorge Guinle – Uma pincelada certa vale mais do que uma boa ideia” vai ocupar todo o espaço expositivo da casa principal e o salão térreo na nova construção.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br