Jim Shaw, Study for “The Journey”, 2023 – Crédito: Divulgação Gagosian
A Gagosian apresenta uma exposição de desenhos de Jim Shaw em sua unidade Park & 75, em Nova York. Realizadas entre 2012 e 2024, as obras dão continuidade à jornada do artista pelo turbilhão da sociedade americana, inspirando-se em fontes como anúncios publicitários vintage e apropriando-se da estética dos quadrinhos e das capas de discos. As imagens retratam formas complexas como árvores e cabelos; referências à cultura pop e à contracultura; representações surrealistas de sonhos do próprio artista; e alusões a seitas religiosas bizarras e teorias da conspiração política.
Nas obras em exibição, Shaw detalha cenários que vão do doméstico ao fantástico, muitas vezes combinando os dois. “A maioria desses desenhos”, explica ele, “envolve uma nostalgia por imagens publicitárias de um período em que a imagem única era encenada e fetichizada.” Study for “Rinse Cycle” (2012) — uma das duas obras coloridas da mostra — tem origem em um anúncio de máquina de lavar dos anos 1950 e retrata formas espectrais e abstratas de roupas girando ao redor de um agitador central.
Diversos desenhos apresentam árvores. Study for “God Didn’t Make the Little Green Apples” (2023) surgiu de uma visita de Shaw ao Kentucky, onde ele viu uma árvore na mesma “pose” de uma fotografia dos anos 1940 de uma mulher dançando, segundo ele, uma “dança espanhola”. Já Study for “Spinning Man and the Tower” (2023) traz outra fusão entre humano e vegetal; neste caso, a pose do personagem deriva de uma imagem estranha, saída de um sonho do artista, em que um homem numa igreja é erguido por um polvo. Imagens de cabelos também aparecem em obras como Study for “Sweater Couple” (2017), que simula uma propaganda dos anos 1960 com um casal — ele e sua parceira ao estilo Nancy Sinatra — vestindo suéteres idênticos que se fundem em uma massa de cachos semelhante a uma peruca.
Por fim, várias obras revelam o fascínio de Shaw pela relação entre linguagem escrita e estética psicodélica. Study for “The Souls of Aliens” (2024), por exemplo, foi inspirada por um sonho em que uma figura híbrida — entre uma das jovens bailarinas de Edgar Degas e um personagem do pintor holandês Jan Toorop — aparece imersa em uma espiral sinuosa de letras.
O artista participará de uma conversa com Tony Oursler na galeria no sábado, 3 de maio, às 15h. Com mediação de Jessica Beck, diretora da Gagosian, o encontro abordará a prática de Shaw de desenhar a partir de sonhos e o papel do desenho como constante em sua obra, além do interesse compartilhado pelos dois artistas em histórias espirituais, religiões e propaganda — temas que os conectam desde os tempos de estudantes na CalArts no fim dos anos 1970.
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