A Gagosian apresenta Japanese Art History à la Takashi Murakami, uma exposição de novas pinturas de Takashi Murakami na galeria Grosvenor Hill, em Londres. Nesta apresentação, o artista explora sua fascinação pela narrativa da arte japonesa ao reinterpretar pinturas históricas. “Murakamizando” essas imagens icônicas, ele reflete sobre a erosão do esplendor antigo do Japão e considera como este foi influenciado por novas estéticas e valores associados à abertura do país ao Ocidente após o fim do período Edo (1603–1868).
Uma das obras em destaque, Rakuchū-Rakugai-zu Byōbu: Iwasa Matabei RIP (2023–24), é inspirada no Rakuchū-Rakugai-zu Byōbu (Cenas dentro e ao redor de Kyoto) de Iwasa Matabei, versão Funaki, do acervo do Museu Nacional de Tóquio. O trabalho original do século XVII retrata a cidade de Kyoto em detalhes extraordinários em dois biombos de seis painéis. A versão de Murakami, encomendada para sua exposição Mononoke Kyoto no Museu de Arte da Cidade de Kyoto Kyocera, substitui as nuvens de folhas de ouro por crânios, um memento mori inspirado em uma visita ao cemitério Toribeno. Ele também incorpora elementos de sua iconografia, como figuras sorridentes em forma de flores e o conhecido personagem Mr. DOB.
As pinturas de Murakami sobre os Quatro Símbolos, guardiões míticos de Kyoto, associam cada um deles a locais da cidade alinhados às quatro direções da bússola: a Tartaruga Negra ao Monte Funaoka e ao Monte Kitayama no norte; o Dragão Azul ao Rio Kamo no leste; o Pássaro Vermilion ao Lago Ogura no sul; e o Tigre Branco à estrada San’indo no oeste. Para chegar a essas associações, Murakami combinou esboços próprios com imagens geradas por inteligência artificial e fragmentos de trabalhos anteriores, num processo que ecoa a inventividade de artistas históricos ao retratar criaturas imaginárias ou desconhecidas.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br