Tucci Russo, Torino, 1983 apresenta pela primeira vez no Brasil cinco esculturas de Ivens Machado expostas originalmente em Turim na Galleria Tucci Russo. Russo foi um antológico marchand italiano dedicado a promover expoentes da arte povera, e as obras de Machado compartilham com o movimento a fusão da fatura manual com procedimentos industriais, a reabilitação de materiais da construção civil, e a reintrodução de uma fisiologia corporal e carga libidinal nos espaços de arte. Após a exposição na Tucci Russo, Machado expõe na Nouvelle Biennale de Paris a convite do crítico e curador italiano Achille Bonito Oliva. As quatro esculturas de chão são como livros abertos de concreto sobre finas pernas de metal. As “páginas” são abas espessas que se abrem em três ou quatro facetas. Cada faceta exibe uma determinada consistência, estabelecendo um contraste tanto cromático quanto textural entre o concreto cru e aquele pigmentado com óxido em tons terrosos, avermelhados. As variações em dimensões, tratamentos e distribuições de informação sobre a escultura dá a cada uma um caráter específico, como se fossem criaturas de uma mesma matriz que ganham autonomia própria. A única escultura de parede da presente exposição traz a primeira incorporação de Machado das telas de arame que se tornaram recorrentes em seu trabalho. Paralelamente a Tucci Russo, Torino, 1983, a Carpintaria exibe Under the Influence: Adriana Varejão & Valeska Soares. Se a mostra no espaço principal da Carpintaria visa a exibição de trabalhos expostos pela primeira vez na Itália dos anos 1980, as obras de Adriana Varejão e Valeska Soares no Aquário evidenciam as relações formais e temáticas entre suas obras e a de Machado (1942 – 2015). No segundo andar da Galleria Tucci Russo, em 1983, Machado produziu uma instalação em que cobria de argamassa preta duas colunas do espaço expositivo. Em uma delas, construiu uma base piramidal cinza; na outra, construiu a mesma forma em rosa junto ao teto, ambas revestidas de azulejo. Foi a partir dessa obra que Adriana Varejão produziu Ruína Talavera II (2021), que foi exposta em Nova York, na Gagosian Gallery e em São Paulo, na retrospectiva da artista na Pinacoteca do Estado. É a primeira vez que essa obra monumental de Adriana pode ser vista pelo público carioca. Nos anos 1970, Ivens Machado apresentou Sem título (performance com bandagem cirúrgica) (1973), em que aparecia mumificado em bandagem cirúrgica. Em plena ditadura militar, as conotações de tensão, paralisia e encobrimento ficavam patentes. Em Untitled (from Bondage) (2019), Valeska Soares toma a obra como um corpo acidentado, remetendo à performance de Ivens. Na primeira tela do díptico, a artista envolve a parte inferior do quadro com bandagem, num procedimento que poderia estancar ou esconder uma ferida ao mesmo tempo que se aproxima de uma paisagem com uma linha de horizonte. A segunda tela é cravejada de pedaços de papel amassados e queimados, numa composição cuja simplicidade formal ressalta a brutalidade do esgarçamento da superfície.
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