O Instituto de Arte Contemporânea – IAC celebra o centenário do nascimento de um dos mais importantes artistas nacionais, que morreu precocemente há 50 anos (1973). Ivan Serpa Documental (1923- 2023), com curadoria de Hélio Márcio Dias Ferreira, reúne parte do arquivo do artista com registos representativos de sua carreira. “Foram escolhidos alguns momentos da trajetória do artista, que era multifacetado em seu fazer, principalmente entre os anos 1960 e 1970”, destaca o curador.
O premiado mestre carioca foi o fundador do Grupo Frente, movimento concretista brasileiro, correspondente contemporâneo do renomado Grupo Ruptura, de São Paulo. “Cada núcleo guardou suas particularidades e ambos colocaram o Brasil na linha de importantes criadores abstratos do cenário mundial”, ressalta Dias Ferreira.
Além de documentos sob a tutela do IAC, os trabalhos selecionados para a exposição são provenientes dos acervos do Museu de Arte Contemporânea da USP, da coleção Gustavo Rebello Arte, da coleção do próprio curador e grande parte da família Serpa. A esposa do artista, Lygia Cardoso Ferreira Serpa, já falecida, guardou por décadas fotos, artigos de jornais, registros, cartazes, catálogos, livros, objetos pessoais do marido, entre outras lembranças. Atualmente, parte da família reside na casa que foi de Ivan Serpa e onde ficava seu ateliê, numa tranquila rua do bairro do Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Nesse local ainda são mantidas obras do pintor e resquícios substanciais do seu antigo estúdio de criação.
Estão na mostra, entre os vários documentos, registros de quando Ivan Serpa esteve na Europa, entre 1958 e 1959, onde compartilhou a companhia do escultor Franz Weissmann e o escritor e diplomata brasileiro João Cabral de Melo Neto. “Voltou múltiplo e dono de várias linguagens, que passaram desde o mais agudo expressionismo ao mais forte vigor do mundo figurativo, por vezes carregado de explícito erotismo”, completa o curador.
Muitos foram os críticos que escreveram sobre a obra de Ivan Serpa, entre os quais, Ferreira Gullar, Jayme Maurício, Mario Pedrosa, Aracy Amaral, Roberto Pontual e Frederico Morais.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br