Instalação David Hammons no Whitney Museum of American Art
17 março, 2022 - 10:30 - 11 outubro, 2025 - 18:00
O Whitney, em colaboração com o Hudson River Park , desenvolveu um projeto de arte pública permanente de David Hammons (n. 1943). Intitulada Day’s End (2014–21), esta instalação monumental está localizada no Hudson River Park ao longo da margem sul da Península de Gansevoort, em frente ao Museu.
Proposto ao Whitney por Hammons, Day’s End se inspira em uma obra de arte de mesmo nome de Gordon Matta-Clark (1943-1978). Em 1975, Matta-Clark cortou cinco aberturas no galpão Pier 52 que anteriormente ocupava o local. O Hammons’s Day’s End é uma estrutura aberta que segue precisamente os contornos, dimensões e localização do galpão original – e, como a intervenção de Matta-Clark, oferecerá um lugar extraordinário para experimentar a orla.
Em conjunto com a realização do projeto, o Whitney apresentou Around Day’s End: Downtown New York, 1970–1986 , uma exposição que apresentou obras da coleção relacionadas ao projeto seminal de Matta-Clark. O Whitney também criou materiais interpretativos, incluindo a primeira série de podcasts do Museu, Artists Among Us , bem como vídeos e passeios a pé pelo bairro. Essa mídia de apoio toma os Day’s End s, conforme previsto por Hammons e Matta-Clark, como pontos de partida para explorar a história local – da orla e do Meatpacking District, o papel dos artistas no bairro, sua história LGBTQ e a ecologia do estuário. Novas pesquisas, materiais de arquivo e entrevistas de história oral serão incorporadas.