Vojtěch Kovařík, “Ariadne’s Thread”, 2024. Cortesia do artista e Mendes Wood DM. Crédito da imagem: Matěj Doležel e EstudioEmObra
A Mendes Wood DM apresenta a exposição individual Inner World do artista Vojtěch Kovařík, em São Paulo. A mostra, considerada a maior e mais ambiciosa do artista tcheco, apresenta 16 obras inéditas, dentre elas, pinturas e esculturas em bronze, madeira e gesso, que ocupam todo o espaço da ampla galeria localizada na Barra Funda.
Inner World dá continuidade à figuração de personagens e temas da mitologia grega, com representações escultóricas de Calipso e Odisseu e pinturas de Ariadne. O que interessa ao artista, no entanto, são os momentos secundários e menos narrados das histórias, como a própria finitude, a perda e a morte. Ao mesmo tempo em que brinca com esses resíduos artísticos da memória humana, ele também se interessa por sua atualização e redefinição, pois os temas ainda se repetem na contemporaneidade — revelando que o ser humano provavelmente não mudou tanto assim.
O conjunto de trabalhos desenvolvidos para essa exposição exibe uma espécie de sincretismo entre as ideias de Kovařík e os temas da mitologia grega, como se o fluxo de pensamentos e sonhos tivesse se fundido em um mundo ideal no qual pudéssemos parar por um momento.
A exposição é acompanhada por um ensaio escrito por Ginevria Bria.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br