Casa Seva, um espaço expositivo dedicado à sustentabilidade, arte e cultura, apresenta, de 10 de agosto a 5 de outubro de 2024, a exposição Frans Krajcberg: A morada humana, organizada por Carolina Pileggi, fundadora do espaço. A mostra reúne diferentes fases e épocas da produção de Krajcberg, composta por obras produzidas desde os anos 1960 até 2000 que transitam entre esculturas, pinturas e gravuras, em colaboração com a Galeria de Arte Marcia Barrozo do Amaral e parceria com o Espace Krajcberg, AMAFRANS – Associação Amigos de Frans Krajcberg e N+1 Arte Cultura.
A trajetória do escultor polonês naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg (Kozienice, Polônia, 1921—2017, Rio de Janeiro, Brasil), é marcada por seu compromisso inabalável com a arte e defesa da natureza, antecipando e confrontando questões ambientais antes mesmo de se tornarem amplamente reconhecidas. Para o artista “A minha cultura é a natureza. Essa natureza me deu a grande possibilidade de continuar vivendo”. Por esse motivo, seus trabalhos transcendem as expressões artísticas, e passam também a ser observados como alertas profundos e convites à ação coletiva contra a destruição ambiental.
O título da exposição Frans Krajcberg: A morada humana é inspirado no próprio pensamento do artista, em que o planeta Terra é “a morada humana”. Sua simplicidade poética relativa a interação entre os seres humanos e o meio ambiente é celebrada na mostra, que reforça o seu legado como um ativista ecológico que uniu arte e defesa do meio ambiente de maneira impactante. Cada obra propõe a interpretação das nuances e da potência da natureza em suas diversas formas, servindo como um reflexo da urgência em proteger o planeta. Destaca-se uma escultura de parede branca em madeira e um dos trabalhos mais icônicos do artista. Há 50 anos, a peça não era exposta ao público, e a partir de 2022 compôs uma série de exposições.
Carolina Pileggi, fundadora da Casa Seva, destaca que ao caminhar pelas obras de Krajcberg, “é possível ser tocado por sua visão da arte como uma voz poderosa em defesa da natureza. Esta exposição não é apenas uma mostra de arte, mas um convite para se tornar parte ativa na proteção do nosso planeta.”
A Casa Seva, com a força de sua missão, propõe uma conexão profunda entre a arte e a preservação ambiental. Ao adentrar neste espaço, os visitantes são convidados a absorver a mensagem de Krajcberg e a se inspirar para fomentar mudanças significativas em sua própria vida e em suas escolhas diárias. Para tanto, serão realizadas atividades paralelas que acompanharão a mostra, como visitas guiadas, conversar com convidados especiais sobre arte e sustentabilidade.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br