Carregando Eventos
Home Agenda Milão “ICARUS” de Yukinori Yanagi no Pirelli HangarBicocca

« Todos Eventos

“ICARUS” de Yukinori Yanagi no Pirelli HangarBicocca

27 março -10:30 até 27 julho -20:30

Vista da exposição “ICARUS” de Yukinori Yanagi no Pirelli HangarBicocca. Imagem / Reprodução

De 27 de março a 27 de julho de 2025, o Pirelli HangarBicocca apresenta ICARUS, a primeira grande exposição antológica dedicada à obra de Yukinori Yanagi na Europa, reunindo uma ampla seleção de trabalhos fundamentais das décadas de 1990 e 2000, além de obras mais recentes. Os visitantes são convidados a percorrer as trajetórias imprevisíveis criadas pelo artista japonês, que recontextualiza algumas de suas instalações mais monumentais nos antigos espaços industriais do HangarBicocca, lançando novas luzes — mais urgentes do que nunca — sobre temas como nacionalismo, mecanismos de governança e os paradoxos das sociedades contemporâneas.

Yukinori Yanagi (Fukuoka, 1959) vive e trabalha na ilha japonesa de Momoshima, longe dos holofotes, apesar de ser um dos artistas japoneses contemporâneos mais influentes. Em 1993, participou de sua primeira exposição internacional na 45ª Bienal de Veneza, onde apresentou uma instalação composta por 180 bandeiras feitas de areia colorida, que se desintegravam dia após dia pelo trabalho incessante de milhares de formigas vivas. Agora, trinta e dois anos depois, Yanagi retorna à Itália com uma grande retrospectiva.

Reconhecido por abordar questões complexas relacionadas à soberania, globalização e fronteiras por meio de instalações de grande escala e site-specific, o artista frequentemente revisita a história japonesa ao mesmo tempo em que confronta temas universais como o nacionalismo, os efeitos da modernização e o impacto da tecnologia na sociedade. Sua prática evoca sistemas intricados de símbolos e estruturas de opressão política e nacional, desafiando sua rigidez ao transformá-los em formas orgânicas e em constante mutação.

ICARUS é o título da exposição de Yukinori Yanagi, com curadoria de Vicente Todolí e Fiammetta Griccioli, que reúne uma série de obras imersivas e site-specific que traçam a trajetória do artista nos espaços Navate e Cubo do HangarBicocca. O título faz referência ao mito grego de Ícaro e Dédalo, funcionando tanto como alerta quanto como convite à reflexão sobre a arrogância humana diante do excesso de confiança na tecnologia. Ao se aproximar demais do sol — que para o artista simboliza a energia nuclear —, Ícaro torna-se responsável por sua própria queda. A narrativa expositiva propõe ao público uma constante dualidade: passado e presente, destruição e renascimento, realidade e fantasia, matéria e símbolo, movimento e permanência. A ideia de transpor limites físicos — representada por elementos como contêineres, barris e outros objetos ligados a sistemas de transporte — torna-se metáfora da interconexão global.

A exposição será acompanhada por uma monografia publicada pela Marsilio Editori. O volume aborda os temas recorrentes na trajetória de Yukinori Yanagi, explorando as influências e a evolução de sua prática ao longo dos anos. A publicação contará com ensaios de críticos e estudiosos internacionais, incluindo a curadora Mami Kataoka e a historiadora da arte Reiko Tomii, além de uma conversa entre o artista e os curadores Vicente Todolí e Fiammetta Griccioli. Pela primeira vez, o livro também trará um panorama dos projetos arquitetônicos mais ambiciosos realizados por Yanagi entre 2008 e os dias atuais. As obras expostas serão acompanhadas por fichas técnicas detalhadas e uma seleção de imagens históricas.

Detalhes

Início:
27 março -10:30
Final:
27 julho -20:30
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://pirellihangarbicocca.org/en/

Local

Fondazione Pirelli HangarBicocca
Via Chiese 2
Milão, Itália
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br