Mendes Wood DM apresenta a segunda exposição individual de Leah Ke Yi Zheng com a galeria, seguindo o anúncio de representação da artista, nascida na China e baseada em Chicago.
A exposição ocupa tanto o térreo quanto o nível inferior da nossa galeria em Tribeca, e apresenta quinze novas pinturas, sendo quatorze em acrílico e uma em óleo, todas pintadas sobre seda esticada em chassis de madeira natural. Cada pintura, em graus variados, desvia-se do ortogonal para alcançar uma forma peculiar e irregular. Além disso, Zheng estreia um vídeo pintado à mão que acompanha a exposição.
O espaço expositivo no térreo é dedicado à representação dos hexagramas do I Ching, com cada pintura correspondendo a um aspecto diferente do universo, como poder, limitação, clareza ou equilíbrio. Já a galeria no nível inferior destaca a exploração contínua da artista sobre engrenagens de máquinas e dispositivos matemáticos, refletindo uma meditação sobre a vida moderna e a representabilidade do tempo. Em uma novidade para Zheng, algumas obras integram esses temas, sobrepondo hexagramas do I Ching a imagens de máquinas. No nível inferior, um exemplo desse novo desenvolvimento é exibido suspenso, com a luz atravessando a seda translúcida, tornando visíveis tanto o lado frontal quanto o verso.
A exposição explora uma negociação contínua entre a criação e educação inicial de Zheng com as técnicas tradicionais da pintura de paisagens chinesa e as histórias das vanguardas ocidentais que ela estudou no School of the Art Institute of Chicago.
Um ensaio escrito por A.E. Benenson acompanha a exposição.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br