“Hyman Bloom: Landscapes of the Mind” no Museum of Fine Arts Boston
25 maio - 10:00 - 1 dezembro - 17:00
Em 1955, Hyman Bloom (1913–2009) começou a visitar a pequena cidade de Lubec, no Maine—naquela época, uma boa viagem de dez horas de carro de sua casa em Boston. As florestas intocadas de Lubec inspiraram-no a desenhar com ambição, foco e escala que poucos de seus contemporâneos conseguiram igualar. As obras resultantes revelam um desejo de capturar o caráter primordial da natureza selvagem—seu ciclo de vida de nascimento, morte e transformação—bem como um misticismo pervasivo e a crença na correspondência da natureza com a psique.
“Hyman Bloom: Landscapes of the Mind” convida os visitantes a entrarem na imaginação do artista para experimentar a natureza como ele a experimentou. Focadas nos desenhos de Bloom, as obras em exibição comunicam brilhantemente volume, sombreamento, luz e linha, mostrando Bloom como um desenhista tecnicamente talentoso que se iguala a qualquer outro na história. Estes não são cópias exatas do que Bloom viu; eles se baseiam na memória e em fotografias que ele tirou na floresta, mas são essencialmente coloridos por uma visão criativa única. Ao mesmo tempo imaginários e reais, os desenhos de Bloom trazem a arte à vida através de uma habilidade distinta e inata de evocar o espírito.
Muitas obras na exposição fazem parte de uma doação de Stella Bloom, viúva do artista. Esta doação transformadora ajuda o MFA em sua aspiração de se tornar a coleção de referência para este importante artista de Boston.