Inspirado pelos murais de Carl Abrahams que adornam o saguão de embarque do Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston, Jamaica, Hurvin Anderson apresenta uma nova pintura monumental composta por dezesseis painéis em sua primeira exposição individual no Pérez Art Museum Miami.
Explorando o espaço entre a abstração e a representação na pintura, Anderson cria obras que são ao mesmo tempo impregnadas de história e profundamente contemporâneas. Nascido em Birmingham, Inglaterra, de pais jamaicanos da Geração Windrush e formado pelo Royal College of Art em Londres, as pinturas de Anderson estão enraizadas nos espaços universais e no arquivo visual da tradição da paisagem, tão presente na história da arte moderna ocidental. Contudo, como demonstrado nesta exposição, ele também é um explorador do significado dessas histórias na diáspora africana e, mais especificamente, nas tradições culturais e sociais do Caribe.
Em 2022, Anderson participou da Bienal de Kingston. Durante esse período, viajando de e para a Jamaica via Miami, ele se deparou com os dois murais pintados por Abrahams em 1985, retratando a história jamaicana para o aeroporto. Nesse momento, os murais de Abrahams começaram a ressoar de uma forma diferente para Anderson. Refletindo sobre a importância da história jamaicana e a rica história do Caribe como um todo, Anderson começou a desenvolver ideias para esta exposição enquanto realizava essas viagens. Pensando no significado histórico desses murais para a imigração, mas também como um ponto de entrada e partida para o turismo, Anderson desenvolveu esta nova pintura composta por dezesseis painéis.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br