O ICA Miami tem o orgulho de apresentar “Huguette Caland: Outside the Line”, a primeira exposição individual das obras da artista libanesa Huguette Caland em um museu americano. Figura provocativa na arte abstrata, Caland (1931–2019) foi recentemente reconhecida por suas pinturas figurativas e abstratas que representam o corpo em linhas sutis e explosões de cor que são simultaneamente íntimas, eróticas e ousadas. Esta exposição reúne pinturas da série da artista “Bribes de corps” (Partes do Corpo, 1973–76) e obras associadas, refletindo sua preocupação com o corpo e a experimentação formal em desenho e pintura abstrata. Caland frequentemente usava seu próprio corpo como ponto de partida; essas obras focam no corpo como artesanato e caricatura, expressando suas formas sutis através do humor, expressão sexual e invenção formal.
Nascida em Beirute, filha do primeiro presidente de um Líbano independente, Caland cresceu em um ambiente cosmopolita e político. Até a Guerra Civil Libanesa em 1975, a cena artística de Beirute era de grande liberdade e experimentação. Participante ativa desse meio, Caland criou desenhos, pinturas e caftãs que construíram a base para sua investigação da forma feminina. Em 1970, Caland mudou-se para Paris para prosseguir com sua prática artística; foi lá que ela aprofundou o poder expressivo e erótico da linha e da cor em seu trabalho, criando a série “Bribes de corps”, que centraliza o corpo e suas expressões eróticas. Enfatizando o corpo através de close-ups que, por vezes, o tornam irreconhecível, as obras de Caland são simultaneamente minimalistas e audaciosamente referenciais.
Enquanto suas obras anteriores exploravam a relação entre figuração e abstração, “Bribes de corps” estabeleceu Caland como uma figura chave no discurso mais amplo do Expressionismo Abstrato e da pintura de Campo de Cor. As obras também assumem uma corrente autobiográfica. Transformando as curvas e orifícios do corpo em abstrações que dobram como paisagens ou formas não humanas, Caland subverteu as representações idealizadas da forma feminina e desafiou os métodos interpretativos dos espectadores. Esta série reflete o profundo investimento de Caland na visibilidade e celebração da forma feminina, enquanto também expressa uma aguda consciência das maneiras como o corpo é submetido a forças políticas e violentas.
As obras de Caland podem ser encontradas em coleções ao redor do mundo, incluindo o Los Angeles County Museum of Art (LACMA); Hammer Museum, Los Angeles; British Museum, Londres; Tate, Reino Unido; Museu de Arte Moderna, Nova York; Metropolitan Museum of Art, Nova York; San Diego Museum of Art; Museum of Fine Arts, Houston; Centre Pompidou, Paris; Bibliothèque nationale de France, Paris; Fonds national d’art contemporain, Paris; Barjeel Art Foundation, Sharjah, Emirados Árabes Unidos; Sharjah Art Foundation; e a Ramzi and Saeda Dalloul Art Foundation, Beirute.
“Huguette Caland: Outside the Line (1970–84)” é organizada pelo ICA Miami e curada por Donna Honarpisheh, Curadora Associada.
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