Esta exposição traça a evolução de AARON, o mais antigo programa de inteligência artificial (IA) para criação de arte, desenvolvido por Harold Cohen. Abandonando sua prática como pintor estabelecido em Londres, Cohen (1928–2016) concebeu o software no final da década de 1960 na Universidade da Califórnia, San Diego, e o nomeou AARON no início dos anos 1970. O título faz alusão à figura bíblica ungida como porta-voz de seu irmão Moisés e questiona como a criação artística muitas vezes é glorificada como uma forma de comunicação com o divino. Cohen entendia seu trabalho com AARON como uma colaboração e dedicou sua vida a explorar o potencial da inteligência artificial para traduzir o conhecimento e o processo de um artista em código.
Ao longo das décadas, o software AARON criou imagens destinadas a serem executadas por dispositivos de desenho e pintura, bem como visuais para exibição em monitores ou projeções. Para gerar a saída do AARON, Cohen construiu seus próprios traçadores e máquinas de pintura, que interpretam comandos de um computador para fazer desenhos lineares em papel com canetas automatizadas e adicionar cor com pincéis. Retirada da coleção do Whitney, esta exposição não apenas apresenta obras do AARON, mas também destaca o software como a força criativa central por trás delas por meio de versões baseadas em tela do programa e desenhos feitos por traçadores operando ao vivo na galeria.
À medida que as ferramentas de inteligência artificial para criação de imagens entraram no mainstream com software baseado em texto, como DALL-E, Midjourney e Stable Diffusion, Harold Cohen: AARON fornece uma perspectiva histórica importante. Também oferece explorações mais profundas de ideias sobre criatividade, autoria e colaboração no contexto da IA.
Esta exposição é organizada por Christiane Paul, Curadora de Arte Digital, com a assistência curatorial de David Lisbon.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br