Carregando Eventos
Home Agenda São Paulo “Guarda-Corpo” do Vilanismo na Zielinsky

« Todos Eventos

“Guarda-Corpo” do Vilanismo na Zielinsky

08/11/2025 -10:00 até 17/01/2026 -19:00

Vilanismo, “Guarda-Corpo” 2025.

 

A irmandade Vilanismo inaugura a mostra Guarda-Corpo na galeria Zielinsky, em São Paulo, no próximo dia 8 de novembro. A exposição é realizada paralelamente à participação do coletivo na 36ª Bienal de São Paulo e é acompanhada de texto crítico da professora, historiadora africanista e curadora Vanicleia Silva-Santos.

Guarda-Corpo propõe uma reflexão crítica sobre as formas de proteção, cuidado e vigilância que marcam os corpos negros favelizados nas cidades. Cada Vilão —como eles se chamam— apresenta uma linguagem própria em seu trabalho e o resultado é um conjunto que combina saberes ancestrais, práticas rituais, referências contemporâneas e novas epistemologias.

O título da exposição faz alusão tanto ao dispositivo de segurança da construção civil quanto aos espaços onde corpos negros são contidos no dia a dia — e, ao mesmo tempo, às práticas coletivas do grupo, que funcionam como gestos de cuidado e proteção, afirmando a complexidade e a humanidade das pessoas pretas e periféricas.

Com isso, o coletivo traça um diálogo com a instalação Os meninos não sei que juras fraternas fizeram (2025), em cartaz na 36ª Bienal da São Paulo, que explora a ideia de espaço de trabalho, direito à terra e de conspiração. Ao expandir a conversa para o espaço da Zielinsky, o Vilanismo continua a abordar a negação histórica do direito à terra para a população negra no Brasil — e o sonho da irmandade de ter uma sede própria.

Detalhes

Local

  • Zielinsky
  • Travessa Dona Paula, 33 - Higienópolis
    São Paulo, SP Brasil
    + Google Map