Detalhe da obra de Tirry Pataxó
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta a exposição Grafismo Emergente, do artista Tirry Pataxó, ex-aluno da instituição. A mostra, com curadoria de Adriana Nakamuta, será inaugurada no dia 13 de fevereiro de 2025, às 19h, e ficará em exibição até o dia 13 de abril de 2025, na Capelinha da EAV Parque Lage.
Nascido no Rio de Janeiro e pertencente ao povo indígena Pataxó, Tirry Pataxó desenvolve, há anos, uma produção artística que traduz sua relação profunda com a natureza e suas geometrias, sempre conectando o simbolismo de sua ancestralidade à sua prática criativa. Em Grafismo Emergente, o artista apresenta uma seleção inédita de obras, que refletem sua pesquisa visual e sensibilidade ao abordar os grafismos e as formas geométricas de seu povo. Suas pinturas, em tamanhos variados, oferecem novas perspectivas sobre a vida e a natureza, criando uma ponte entre memória ancestral e expressão contemporânea.
A exposição propõe uma imersão interpretativa para todos que visitam o Parque Lage, convidando o público a olhar para os grafismos de Tirry Pataxó como um convite ao respeito, à reflexão e à reverência aos povos indígenas e suas práticas artísticas. Ao explorar planos, pontos, linhas e cores, suas obras revelam uma linguagem emergente que chama a atenção para o posicionamento cultural e político dos artistas indígenas, ampliando os horizontes sobre a arte e a identidade no Brasil.
A exposição faz parte do Plano Anual de Atividades da Escola de Artes Visuais do Parque Lage por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br