O Palazzo Reale recebe a exposição Goya: La ribellione della ragione, uma importante oportunidade para descobrir a trajetória artística completa do mestre espanhol desenvolvida em um longo período histórico, saturado de mudanças e eventos políticos, sociais e ideológicos que deram início a uma nova era da História.
Goya viveu o fim do Antigo Regime, a era do Iluminismo e da Revolução Francesa, as guerras napoleônicas, a restauração absolutista e o exílio.
O artista não se limitou a representar essa época turbulenta: ele mesmo experimentou uma revolução na pintura em sintonia com a complexidade histórica que estava vivendo, uma mudança que expressou por meio de imagens.
Através das sete seções temáticas da exposição, será possível descobrir como o artista soube transformar a pintura em uma linguagem revolucionária, capaz de romper tanto com as regras e sistemas plásticos estabelecidos quanto com a imitação de modelos. A pintura dos anos de maturidade de Goya é uma pintura sem modelos, é a expressão íntima e única de um artista que cria a arte revolucionando-a, ao mesmo tempo, com uma linguagem nova.
A exposição, organizada por Victor Nieto Alcaide, foi possível graças à colaboração com uma instituição cultural de alto nível: a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, com o patrocínio da Embaixada da Espanha na Itália e do Instituto Cervantes de Milão.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br