Gabriella Marinho, “Ibis”, 2025
A Galatea tem o prazer de apresentar Gabriella Marinho: rastro luminoso, a nova exposição individual da artista Gabriella Marinho, com abertura no dia 23 de agosto no espaço da rua Oscar Freire, em São Paulo. Com texto crítico assinado pelo curador Matheus Morani, a mostra reúne obras inéditas, entre esculturas em porcelana e pinturas, que investigam os limites entre espaço e território a partir de uma abordagem poética e ritualística ancorada nas religiões de matriz africana.
Esta é a primeira vez que a artista realiza um projeto centrado na porcelana, material que atravessa a simbologia de Oxalá, importante orixá que cruza sua trajetória pessoal. Na exposição, a porcelana interage com outros insumos – metal, palha, areia, azul anil – que por sua vez também evocam orixás que se relacionam com Oxalá em diferentes passagens de sua história dentro da mitologia afro-brasileira.
O título, rastro luminoso, remete ao caminho deixado por animais como o caramujo, que produzem um fino rastro brilhante ao se moverem. O caramujo (ou iìgbín em iorubá), inclusive, é uma das representações de Oxalá, aludindo à calma e à vitória sobre conflitos e calamidades.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br