O Império Espanhol e suas companhias mercantis patenteadas foram a força colonial dominante na América de 1492 a 1832. Cinco anos antes de Portugal estabelecer assentamentos americanos e quase um século antes de a Grã-Bretanha e a França reivindicarem terras no hemisfério, a riqueza dos territórios coloniais da América da Nova Espanha e Peru tornou a Espanha a nação mais rica do mundo. Embora a Espanha não seja mais um império, seu passado colonial continua a influenciar a arte e a cultura das Américas. From the Andes to the Caribbean apresenta 26 pinturas da Carl & Marilynn Thoma Foundation – a principal coleção privada dos Estados Unidos de pinturas coloniais espanholas da América do Sul e do Caribe – juntamente com obras dos Museus de Arte de Harvard. A exposição enfatiza três temas-chave relacionados à cultura e ao império: o trabalho político e espiritual de ícones católicos, as formas pelas quais o império gera identidades culturais híbridas e a relação entre trabalho, riqueza e luxo. Pinturas a óleo da Bolívia, Equador, Peru, Porto Rico e Venezuela de hoje são apresentadas ao lado de trabalhos em papel e objetos de design feitos com mogno cubano e hondurenho, cochonilha mexicana e prata peruana. Os encontros e intercâmbios coloniais que estabeleceram uma “arte americana” informada por convenções europeias, também são responsáveis pela violência das conversões religiosas forçadas, remoção de lares ancestrais e escravização de povos africanos e indígenas no hemisfério. Esta exposição tem como objetivo proporcionar uma compreensão mais completa da relação entre a arte americana e o imperialismo espanhol.
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