A Gagosian tem o prazer de anunciar sua exposição inaugural de obras de Francesca Woodman. Aberta em 13 de março na 555 West 24th Street, Nova York, ela apresentará mais de cinquenta impressões de vida inteira — muitas das quais não foram anteriormente exibidas —, incluindo Blueprint for a Temple (II) (1980), a maior obra que ela realizou.
A exposição apresenta impressões-chave de aproximadamente 1975 a 1980. Fotografando em Providence, Rhode Island; Roma; Ravenna, Itália; e Nova York, Woodman situou a si mesma e a outros dentro de interiores deteriorados e arquitetura antiga para compor seus tableaux. Usando objetos como cadeiras e pedestais junto com elementos arquitetônicos, incluindo portas, paredes e janelas, ela encenou contrastes com a presença performática das figuras, apresentando o próprio corpo como escultura. Na série Self-Deceit (1978), ela se fotografou nua em um quarto com paredes em ruínas, em pé, rastejando ou agachada com um espelho sem moldura. Através de fragmentação composicional e desfoque, Woodman questiona a ideia de que a fotografia oferece uma revelação do eu.
Em exibição pela primeira vez desde a primavera de 1980, quando foi incluída em Beyond Photography 80, uma exposição coletiva no Museu Alternativo em Nova York, Blueprint for a Temple (II) é uma colagem montada a partir de vinte e quatro elementos diazótipos e quatro impressões de prata em gelatina. Usando diazótipos, um meio normalmente utilizado para criar plantas arquitetônicas, Woodman pôde trabalhar em uma escala monumental. A composição retrata a metade direita de uma fachada de templo e apresenta quatro cariátides — figuras femininas que formam colunas na arquitetura clássica. Os exemplos mais famosos desses recursos estão no Erecteion na Acrópole de Atenas, que Woodman visitou várias vezes.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br