A mostra, produzida por 24 ORE Cultura – Gruppo 24 ORE, promovida pela Comune di Milano Cultura e com o patrocínio do Consulado Geral da Suíça em Milão, tendo a Fundação Deloitte como Parceira Institucional, explora a extraordinária potência expressiva da Art Brut. Esse movimento artístico revolucionário, que inspirou muitos artistas contemporâneos e permanece vital até hoje, reflete a crença de que a arte é para todos que desejam expressar sua voz e revelar uma beleza inesperada.
Surgida no coração de uma Paris pós-guerra, distante dos museus e salões refinados, a Art Brut, definida e teorizada pelo artista e teórico francês Jean Dubuffet, representa uma arte “bruta”, “pura” e “não filtrada”.
A exposição, organizada em quatro seções, começa com um conjunto de obras e documentos que contextualizam historicamente a invenção do conceito de Art Brut, destacando o trabalho de Dubuffet como artista, escritor e colecionador.
Na sequência, uma seleção de obras das suas explorações artísticas ilustra a amplitude e a qualidade de suas pesquisas antes da doação realizada em 1971. Um terceiro núcleo apresenta criações dos cinco continentes, abordando temáticas como o corpo e as crenças, elementos recorrentes na Art Brut. Esses trabalhos dialogam de maneira especial com as coleções do Museu.
Concebida especialmente para o Museu das Culturas, a exposição é realizada em colaboração com a Collection de l’Art Brut de Lausanne, que abriga uma extraordinária coleção de mais de 70.000 obras. Essa coleção teve origem na doação excepcional feita por Dubuffet à cidade de Lausanne em 1971, incluindo desenhos, pinturas, esculturas e obras têxteis, que continuam a crescer por meio de aquisições e doações de novos artistas.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br