Após um mês de imersão, os 12 artistas selecionados em edital público para o Programa de Residência 2024 da Usina Luis Maluf têm seus trabalhos expostos em mostra, a partir do dia 24 de fevereiro. Sob coordenação dos curadores Agnaldo Farias e Priscyla Gomes, as obras de Aline Moreno, Ana Raylander Mártis dos Anjos, Ana Rorras, Desirée Feldmann, Isis Gasparini, João Cardoso, Liliana Sanches, Luciana Rique, Rafael Amorim, Sabrina Savani, Talita Hoffmann e Vinicius Lopes ocupam o espaço criativo da Barra Funda, em São Paulo. O projeto, que recebeu cerca de 500 inscrições, visa a formação de jovens talentos e sua consolidação no mercado artístico.
Com acompanhamento de projetos e conexões com profissionais do circuito de artes visuais do país, os artistas conceberam 102 obras inéditas entre pinturas, esculturas, fotografias e instalações. Criações que marcam os diversos suportes utilizados pelos residentes, com distintas linhas de pesquisa. Durante o período experimental, cada artista teve um espaço para realizar suas obras, incluindo bancada própria e materiais de trabalho. Para além de um local de criação, os participantes tiveram acesso a um acompanhamento de carreira que se relaciona com outras áreas da profissão, como o estreitamento com curadores de interesse e visão mercadológica.
Instalada na Barra Funda, região que vem se tornando um polo das artes plásticas, “a Usina Luis Maluf é uma verdadeira usina mesmo, um ambiente de experimentação, um espaço onde os artistas podem desenvolver novas ideias ou tirar projetos do papel com o acompanhamento crítico e construtivo da equipe múltipla que colabora para a residência”, explica Luis Maluf, idealizador do programa e fundador da Galeria que leva seu nome. A residência também foi composta por encontros com importantes nomes das artes, como Leda Catunda, Daniel Senise e Tiago Mestre, que os receberam em seus ateliês, além das visitas de curadores convidados, Horrana Santoz, Luciara Ribeiro, Rodrigo Villela. “O projeto de residência da Usina Luis Maluf nasceu em 2021 com a proposta de fomentar a produção artística do nosso país e oferecer ferramentas a esses artistas. Um programa como esse é diferente de tudo que é visto atualmente no circuito de galerias pelo país. Com o projeto, a Luis Maluf Galeria de Arte tem entre os ideais preparar profissionais para o mercado, em alinhamento com seus principais pilares: fomento, incentivo, acesso e educação”, completa o galerista. Dessa forma, a Usina Luis Maluf consolida sua atuação também como um espaço educativo e de ações sociais, desenvolvendo artistas para as diversas situações que se impõem no cotidiano desses profissionais.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br