Carregando Eventos

« Todos Eventos

Éric Dubuc no Musée d’Art Moderne de Paris

17 maio - 10:00 - 18 novembro - 18:00

Éric Dubuc, Autoportrait de profil (detalhe), 1986 © Museu de Arte Moderna de Paris, doação da família do artista em 2022. Fotografia: Cécile Dubuc

Nascido em Paris em 1961, em uma família franco-alemã, Éric Dubuc produziu seus primeiros desenhos durante seus estudos na escola Steiner-Waldorf. Aos 18 anos, passou um ano na École Nationale des Beaux-Arts antes de continuar sua formação por meio de viagens longínquas e solitárias pela Ásia e África. Durante uma dessas viagens à República Democrática do Congo, ele contraiu malária e foi hospitalizado no hospital Claude Bernard, de onde saiu muito debilitado física e psicologicamente. Em 1985, expôs no Salon de la Jeune Peinture em Paris, onde seu trabalho alcançou um primeiro sucesso. Sua obra, tão precoce quanto profundamente pessimista e distante, foi interrompida por seu suicídio, aos 25 anos.

O olhar de Éric Dubuc se lança sobre o mundo como um bisturi. Seja ao retratar a violência cotidiana das ruas ou o realismo miserável dos interiores, sua arte alcança uma forma de crueldade, até o ponto da ruptura. A frieza impiedosa da vida urbana é representada em cenas de bares desiludidos, onde personagens solitários se aproximam sem realmente se encontrar, ou em vagões de metrô, onde reinam a indiferença e o anonimato. Sua obra também é composta por autorretratos angulosos, marcados pela melancolia, e por numerosas janelas, sempre fechadas, através das quais se vislumbra um mundo próximo e, no entanto, inalcançável.

Além da precisão com que representa os cenários, suas obras frequentemente revelam uma grande atenção aos rostos, desenhados com uma linha sinuosa capaz de traduzir a “fisionomia do psiquismo”, resultado de suas aulas de anatomia. A mesma veia expressionista se manifesta em seu interesse pela degradação dos corpos envelhecidos, sempre representados de maneira seca e precisa, recusando qualquer forma de pathos. Graças a uma doação da família do artista em 2022, dez obras de Éric Dubuc entraram para as coleções do museu. Esta apresentação é complementada por obras do Museu Carnavalet – História de Paris e do Centro Nacional de Artes Plásticas, além de um certo número de empréstimos da família.

Comissária: Julia Garimorth, conservadora-chefe no Museu de Arte Moderna de Paris.

Detalhes

Início:
17 maio - 10:00
Final:
18 novembro - 18:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://www.mam.paris.fr/fr/expositions/exposition-eric-dubuc

Local

Musée d’Art Moderne de Paris
11 Av. du Président Wilson Paris
Paris, Paris França
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support