
A partir do dia 07 de junho, a Casa Museu Eva Klabin inaugura a exposição ‘Ecos do Olimpo: Deuses e Mitos na Coleção Eva Klabin’, com curadoria de Diogo Maia e Douglas Liborio. A mostra ocupará diversos ambientes da casa, reunindo obras que dialogam com a mitologia greco-romana.
‘Ecos do Olimpo: Deuses e Mitos na Coleção Eva Klabin’ investiga a permanência dos deuses e mitos clássicos nas coleções artísticas do início do século XX e na paisagem urbana carioca. O primeiro andar da Casa Museu é dedicado às divindades olímpicas Apolo, Ártemis e Dioniso, destacando esculturas em mármore grego do século V a.C., como cabeças de Apolo e Zeus, além de um torso que evoca a idealização do corpo divino na Antiguidade. Já o segundo andar apresenta cinco pinturas barrocas inspiradas na obra “Metamorfoses”, 8, do poeta romano Ovídio. Esta inspiração demonstra a influência da literatura nas artes plásticas, especialmente no ano em que o Rio de Janeiro foi eleito a Capital Mundial do Livro. Além disso, destacam-se artistas como Louis Silvestre e Il Baciccia, representando casais divinos e transformações míticas que influenciaram a cultura do século XVII.
A exposição conta com peças do acervo permanente da Casa Museu Eva Klabin e obras cedidas pela Casa Museu Ema Klabin e pelo Museu da República, ampliando o diálogo entre diferentes instituições culturais.
‘Ecos do Olimpo’ reforça o compromisso do Museu com a valorização de seu acervo e a criação de novas conexões entre arte e história. O público terá a oportunidade de ver de perto obras da Grécia Antiga, pinturas barrocas e também peças modernistas, revelando como diferentes períodos e estilos artísticos continuam a dialogar por meio dos mitos que atravessam os séculos” Diogo Maia, curador.
A mostra pode ser visitada gratuitamente de quarta a domingo, de 14h às 18h, até 24 de agosto de 2025.
