Carregando Eventos
Home Agenda Rio de Janeiro “Como Será o Amanhã” no Ateliê 31

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

“Como Será o Amanhã” no Ateliê 31

17 maio -13:00 até 15 junho -18:00

Renan Andrade, detalhe da obra Ninguém nunca te avisou pra não brincar com fogo

Ateliê 31 apresenta a partir de 17 de maio (sexta-feira), das 15h às 19h, a exposição coletiva “Como Será o Amanhã”, em comemoração ao seu primeiro ano de atuação, no Centro do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo em que mantém um olhar para o futuro, como lugar em constante transformação.

Sob a coordenação e curadoria de Shannon Botelho, 14 artistas foram convidados a participar da exposição. Eles estão entrelaçados com a história do Ateliê 31, pois ocuparam o espaço neste primeiro ano – seja em residência ou nos ateliês fixos, e colaboraram de forma mútua para o desenvolvimento artístico uns dos outros, e do espaço em si. São eles: Andrea Antonon, Beto Fame Camile Soares, Cecília Maraújos, Cibelle Arcanjo, Cibele Nogueira, Elisa Maciel, Karin Cagy, Lucia Meneghini, Maria Pitú, Noah Scherner, Paloma Carvalho, Renan Andrade e Séan Savage Ferrari.

“Como Será o Amanhã” revive o enredo marcante da GRES União da Ilha do Governador, de Idealizado por Maria Augusta Rodrigues, o desfile explorou o futuro como tema, destacando esperanças e sonhos em contraste com a ditadura no Brasil. A mostra convida o público a refletir sobre o presente como ponto de partida para moldar o futuro, resgatando memórias e inspirando novas perspectivas sobre o que está por vir. Pinturas, desenhos e gravuras discutem um aspecto daquilo que os artistas almejam para o futuro. “Cada trabalho que compõe esta exposição discute um aspecto daquilo que almejam os artistas para o futuro. Cada obra é, sobretudo, um depósito de esperança na capacidade transformadora da arte”, justifica o curador.

    A obra “Ninguém Nunca Te Avisou Pra Não Brincar Com Fogo?” (2024), do artista Renan Andrade, discute, a partir de um posicionamento afro-centrado, a pintura como uma instância de discurso social, onde a ideia de acolhimento e memória afetiva tornam o futuro mais palpável, pois não se limita apenas na dor, mas também em experiencias positivas.

    Nas gravuras “Queimadas (Burned)” e “Urbanização (Urbanization)”, ambos de 2023, o artista inglês Séan Savage Ferrari, que residiu por um mês no ateliê, utiliza sementes de urucum e fibras naturais em contraste com detritos recolhidos nas caminhadas pelo centro do Rio de Janeiro. Nos trabalhos, a natureza triunfa sobre a destruição. Em “Pormenores de um dia que passou” (2023), a artista Cibele Nogueira apresenta gravuras com impressões de folhas recolhidas na Floresta da Tijuca, conectando a força poética da natureza com um ideal de produção artística mais sustentável.

    Detalhes

    Início:
    17 maio -13:00
    Final:
    15 junho -18:00
    Categoria de Evento:
    Evento Tags:
    ,
    Website:
    https://www.instagram.com/atelie31rj/

    Local

    Ateliê 31
    Rua México, 31, sala 1003 - Cinelândia
    Rio de Janeiro, RJ Brasil
    + Google Map

    © 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
    CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

    Desenvolvido por heyo.com.br