Vista da exposição “Christine Sun Kim: All Day All Night”, 2025. Whitney Museum of American Art, Nova York. Christine Sun Kim e Thomas Mader, ATTENTION, 2022. Foto: Ron Amstutz
Com obras marcadas por humor afiado e comentários incisivos, Christine Sun Kim (nascida em 1980, Orange County, Califórnia) investiga o som e as complexidades da comunicação em suas múltiplas formas. Utilizando notação musical, infográficos e linguagem — tanto na Língua Americana de Sinais (ASL), sua língua nativa, quanto no inglês escrito — a artista produz desenhos, vídeos, esculturas e instalações que frequentemente exploram as dimensões políticas e não auditivas do som. Em muitas de suas obras, Kim parte da dinâmica espacial da ASL, traduzindo-a em formas gráficas. Ao destacar a imagem, o corpo e o espaço físico, ela subverte a suposição social de que línguas faladas são superiores às sinalizadas.
Esta exposição apresenta um panorama completo da produção de Kim até o momento, incluindo desde registros de performances dos anos 2010 até seu mais recente mural site-specific, Ghost(ed) Notes (2024), recriado em diversas paredes do oitavo andar do museu. Inspirado em obras de nome semelhante que criou ao longo da carreira, o título da mostra, All Day All Night, alude à vitalidade que Kim imprime em sua prática artística — uma energia ininterrupta, experimental e profundamente comprometida em compartilhar vivências da experiência surda.
A exposição é organizada pelo Whitney Museum of American Art, em Nova York, e pelo Walker Art Center, em Minneapolis. Os curadores responsáveis são Jennie Goldstein, curadora associada da coleção no Whitney; Pavel Pyś, curador de artes visuais e estratégias de acervo no Walker; e Tom Finkelpearl, curador independente; com assistência de Rose Pallone, do Whitney, e Brandon Eng, do Walker.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br