Chiara Camoni (Piacenza, 1974; vive e trabalha em Seravezza, Itália) é uma das principais artistas italianas de sua geração. Sua prática abrange desde desenhos até estampas vegetais, de vídeos a esculturas, com um foco particular em cerâmica. Seu trabalho é caracterizado pelo uso de objetos pertencentes ao mundo doméstico ou materiais orgânicos que a artista integra em sua produção. Ervas, frutas e flores, assim como vários tipos de argila e cinzas, determinam os distintos tons naturais de suas obras, e evocam a terra e a vegetação que a artista coleta e incorpora em suas esculturas. As obras são então manipuladas e reagrupadas por Chiara Camoni por meio de gestos rituais com fortes conexões com os mundos ancestrais e arcaicos, com o objetivo de explorar a relação entre artesanato e a esfera espiritual. A dimensão coletiva e compartilhada também é relevante para sua prática, já que a artista frequentemente colabora com amigos e parentes ou organiza oficinas e seminários para realizar seus projetos.
A exposição no Pirelli HangarBicocca reúne o maior conjunto de obras já apresentado por Chiara Camoni e, juntamente com uma série de novas produções, dá vida a uma arquitetura de coletividade e memória, cujas formas são inspiradas nos jardins italianos do final do Renascimento e nos antigos anfiteatros. O design simétrico e radial da planta cria corredores e salas, caminhos e ambientes que dividem o espaço em áreas onde os visitantes podem permanecer ou conversar. Essa grande instalação abriga inúmeras outras obras da artista, incluindo uma grande seleção de esculturas de terracota policromada e esmaltada, como as figuras antropomórficas da série Sisters (2017-23) e os Butterfly Vases (2020-22), uma reinterpretação dos jarros canópicos egípcios. Ao lado de ilhas esculturais, como os ladrilhos de cerâmica Pavimento (For Clarice) (2021) e as cortinas feitas de estampas vegetais de Untitled (a Tent) (2019), os visitantes encontrarão novas obras figurativas em ônix, pedra leccese e alumínio que se baseiam no vocabulário dos bestiários medievais.
A exposição será complementada por um catálogo monográfico, que incluirá uma documentação aprofundada da exposição e textos críticos encomendados a historiadores da arte, sociólogos e arqueólogos. Alguns dos conceitos e temas da exposição serão explorados por meio de ensaios específicos e contribuições de autores como Anna Anguissola, Domitilla Dardi, Gian Antonio Gilli, Chus Martínez, Alice Motard e Andrea Viliani.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br