Esta exposição foi organizada em torno de três temas principais: os desenhos preparatórios para os figurinos e cenários do balé l’Oiseau de feu de Igor Stravinsky, apresentado pelo Ballet Theater de Nova York em 1945; os esboços e maquetes para a decoração do teto da Ópera, encomendados ao artista em 1962; e um conjunto de cerâmicas, colagens e esculturas criados das décadas de 1950 até o início dos anos 1970.
A música desempenha um papel fundamental na obra de Chagall: está intimamente ligada à sua vocação como artista, como é evidenciado em sua narrativa autobiográfica Ma vie. A música é tanto fonte de inspiração quanto um tema recorrente, mas, sobretudo, representa uma nova forma de pensar a imagem. Quando Chagall escreve “eu mesmo, me torno um som” ou afirma “é preciso fazer o desenho cantar através da cor”, ele sempre associa de forma íntima a música às artes visuais e mantém um diálogo contínuo com coreógrafos de sua época ao longo de sua vida.
Ao criar os cenários e figurinos para l’Oiseau de feu, Marc Chagall experimenta tanto a pintura em grande escala quanto a mistura de materiais. Desde os primeiros desenhos, ele incorpora o movimento dos dançarinos em sua concepção dos figurinos. Quando elabora o teto da Ópera, ele busca uma fusão com a arquitetura do Palais Garnier, imaginando sua composição em termos de ritmos coloridos. Altamente autobiográfica, a iconografia que se segue é ao mesmo tempo uma homenagem aos grandes músicos que o acompanharam e à cidade de Paris, onde ele encontrou refúgio. Esse trabalho encomendado parece ter despertado um interesse renovado de Chagall pelo jogo de materiais, levando-o a experimentar escultura, cerâmica e a incorporá-los em suas colagens tardias, incluindo tecidos, rendas e papéis de diversas naturezas.
Representativas da atividade de Marc Chagall após a Segunda Guerra Mundial, essas obras da maturidade testemunham seu envolvimento em diversos projetos e a diversificação de sua prática. Elas também permitem adentrar na intimidade de seu ateliê ao mostrar o desenvolvimento de um projeto, desde o primeiro esboço rápido até o desenho trabalhado, que é tanto uma obra em si quanto a etapa final de preparação para uma pintura.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br