Liliane Braga em sua apresentação da primeira partilha da Residência Casa Sueli Carneiro. Foto: @casasuelicarneiro
O Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o Instituto Tomie Ohtake apresentam Casa Sueli Carneiro em residência, exposição com o patrocínio do Nubank, mantenedor do Instituto Tomie Ohtake, e correalização da Casa Sueli Carneiro. Sob curadoria de Luanda Carneiro Jacoel, diretora do Legado da Casa Sueli Carneiro, a mostra ficará em cartaz de 13 de junho a 3 de agosto de 2025, paralelamente às exposições Teatro Experimental do Negro nas fotografias de José Medeiros, Manuel Messias – Sem limites e Manfredo de Souzanetto – As Montanhas. A exposição integra também a programação do IV Festival Casa Sueli Carneiro, que acontece entre os dias 24 e 29 de junho, com o tema “Memória Negra e Reparação em Afluência”.
A mostra é resultado de um processo formativo e coletivo, realizado ao longo de 2024, dentro de uma residência voltada exclusivamente a pessoas negras na Casa Sueli Carneiro. Os participantes receberam acompanhamento curatorial, participaram de oficinas, encontros teóricos, vivências, além de acesso exclusivo ao acervo da Casa, conjugando pesquisa, memória e experimentação a partir das contribuições do pensamento de Sueli Carneiro, do feminismo negro brasileiro e das diásporas africanas.
O programa foi orientado pelas pesquisadoras Luanda Carneiro Jacoel, Taina Silva Santos e Ionara Lourenço, e compreendeu os seguintes eixos: História Negra e Feminismos Negros, Artes e Documentação. A experiência propôs um intercâmbio entre diferentes campos do saber e modos de criação, incentivando a articulação entre legado, linguagem, arte e justiça social.
Serão apresentados sete projetos nas áreas de artes visuais, performance, literatura, audiovisual, educação e memória que tensionam temas como feminismos negros na América Latina, a atuação política das mulheres negras na cultura brasileira, ancestralidade e corpo, racismo estrutural e encarceramento, pedagogias decoloniais e estratégias de resistência a partir da arte. São eles:
A mostra traz ainda uma seleção de livros e documentos que integram o Acervo Sueli Carneiro, sob curadoria de Ionara Lourenço, coordenadora de acervos da Casa, dispostos em diálogo com a biblioteca circulante da Casa Sueli Carneiro, disponível temporariamente para o público na exposição. A colaboração acontece também no âmbito do projeto Experiências Negras, criado em 2018 pelo Instituto Tomie Ohtake com o objetivo de evidenciar a atuação de profissionais negras e negros nas instituições culturais e fomentar políticas de inclusão por meio de mapeamentos, publicações, debates e ações formativas.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br