Como um projeto de pesquisa artística conduzido pela historiadora da fotografia Estelle Blaschke e pelo fotógrafo Armin Linke, Capital Image examina um mecanismo inerente à fotografia: a transformação do mundo visível em um arquivo visual a ser explorado.
O projeto se desenvolveu em torno da noção de fotografia como tecnologia da informação, um tema que está mais quente hoje do que nunca. Hoje em dia, as fotografias são tiradas por máquinas, para serem escaneadas por outras. Os metadados de fotos ultrapassaram a própria imagem em termos de importância, os algoritmos fabricam aparências e novas tecnologias estão assumindo o controle. Em um momento em que a exposição Corps à corps, no 6º andar, examina como o corpo humano é representado na fotografia, Capital Image explora a produção de imagens de uma nova era automatizada e provavelmente “pós-humana”.
A exposição Capital Image lida com questões essenciais e raramente abordadas: como o valor econômico de uma imagem pode ser concebido, medido e discutido? Quais tecnologias e infraestruturas são necessárias para gerenciar e explorar quantidades cada vez maiores de imagens? A disposição da exposição, na qual as diferentes propriedades das imagens e suas repercussões para os usos são analisadas, fornece respostas provisórias a essas perguntas. A disposição está dividida em quatro capítulos: Memória, que questiona a capacidade mimética e protetora das imagens; Acesso, que explora a infraestrutura material e técnica necessária para acessar as informações das imagens; Mineração, um termo que descreve a exploração das informações que cada imagem esconde, e Moeda, que apreende imagens de acordo com seu valor – seja social, material ou monetário.
Ao longo destes capítulos, a exposição se baseia em fontes muito variadas e apresenta um diálogo entre obras fotográficas e vídeos de Armin Linke, documentos de arquivo (publicações, cartazes, spots publicitários), entrevistas com pesquisadores e cientistas, e textos de Estelle Blaschke. A dupla também apresenta uma peça original para esta exposição. Elaborado com a assistência de Livio de Luca, diretor de pesquisa do CNRS, este novo projeto explora usos originais da imagem digital no contexto do local de reconstrução da Notre-Dame de Paris. Para a maioria de suas obras, Blaschke e Linke colaboram com especialistas que lhes abrem as portas de laboratórios de pesquisa que geralmente estão fechados ao público em geral. Capital Image é um projeto em constante evolução que também assume a forma de publicações online e conferências (uma das quais foi realizada no Centre Pompidou em 2018), cujo conteúdo evolui progressivamente à medida que novas maneiras de usar imagens aparecem.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br