“Breaking the Mold: Brooklyn Museum at 200” no Brooklyn Museum
28/02/2025 -11:00 até 22/02/2026 -18:00


Winslow Homer, Glass Windows, Bahamas, ca. 1885. Foto: Brooklyn Museum
Das primeiras aquisições pioneiras às adições mais recentes e marcantes, a coleção do Brooklyn Museum sempre destacou artistas e obras que impulsionam narrativas imaginativas e diálogos corajosos. Em comemoração ao seu 200º aniversário, a exposição Breaking the Mold: Brooklyn Museum at 200 celebra esse legado singular. Dividida em três capítulos, a mostra reúne tanto obras icônicas da coleção quanto novas adições, revelando perspectivas inéditas e explorando a rica trajetória e a evolução futura do acervo.
Brooklyn Made presta homenagem à arte e ao design criados no bairro desde o século XVII até os dias de hoje. O capítulo se inicia com um par de mocassins juvenis do povo Delaware, reconhecendo os habitantes originários da região, e avança no tempo para destacar artistas contemporâneos de Brooklyn, como KAWS, Duke Riley e Tourmaline.
Building the Brooklyn Museum and Its Collection apresenta obras transformadoras e materiais de arquivo que narram o desenvolvimento da coleção e do edifício Beaux-Arts que abriga o museu.
Por fim, Gifts of Art in Honor of the 200th reúne doações extraordinárias feitas em celebração ao bicentenário, incluindo pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e cerâmicas de artistas renomados, como Julie Mehretu, Robert Frank, Alex Katz e Coco Fusco. Essas contribuições, ao lado de obras de artistas influentes da atualidade, muitos deles baseados em Brooklyn, não apenas contam a história do museu, mas também refletem as transformações do mundo ao seu redor.
