Sikán Illuminations examina a carreira artística breve, porém intensa, da artista cubana Belkis Ayón (1967–1999). Utilizando a técnica de colagravura, Ayón demonstrou notável habilidade técnica e um uso inovador desse método, criando obras enigmáticas e ricas em detalhes que recriam o universo cultural e espiritual dos Abakuá.
A sociedade secreta Abakuá, um grupo religioso cubano predominantemente masculino e negro, com raízes nas tribos e tradições rituais da África Ocidental, foi uma inspiração constante para Ayón. A artista explorou o legado dos Abakuá com foco na figura mítica feminina de Sikán. Reinterpretando a história de origem dos Abakuá, Ayón trouxe à tona as emoções e os conflitos de Sikán em suas obras, conectando-os às suas próprias vivências como mulher negra cubana.
O trabalho de Ayón desafia normas sociais e propõe novas possibilidades para a espiritualidade e a igualdade de gênero. Recontando histórias antigas de maneiras inéditas, suas criações constroem uma nova mitologia radical, capaz de reescrever o passado e imaginar futuros alternativos.
Belkis Ayón foi uma das figuras mais destacadas da arte cubana do século XX, e Sikán Illuminations é a primeira grande retrospectiva de seu trabalho em uma instituição do Reino Unido. A exposição reúne 50 obras do acervo do Belkis Ayón Estate, em Havana, e conta com a curadoria de Corina Matamoros e Sandra García Herrera.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br