Carregando Eventos
Home Agenda Rio de Janeiro “Atlas Memória” de José Bechara na MMM Galeria

« Todos Eventos

“Atlas Memória” de José Bechara na MMM Galeria

10 abril -10:00 até 6 junho -18:30

José Bechara, Se título, 2025. Créditos: Mario Grisolli

Celebrando a nova parceria com José Bechara, que passa a ser representado pela galeria, a Maneco Müller : Multiplo abre a exposição “Atlas Memória”. Na individual, o artista conhecido por suas pinturas sobre lonas de caminhão trabalhadas com emulsões de cobre e ferro apresenta sua produção mais recente. As obras, a maioria inéditas, incorporam cores mais altas e intensas, e distinguem-se por formatos menores. Acostumado a escalas monumentais, onde atua também por meio de esculturas e instalações, o interesse do artista na parceria com a Maneco Müller : Multiplo parte justamente do desejo de se desafiar em uma escala mais intimista e menos usual para ele. A mostra abre no dia 10 de abril, das 18h às 21h, e vai até 6 de junho, com entrada franca. O texto crítico é de Bianca Dias.

O título da mostra vem da obra de mesmo nome, “Atlas Memória”, trabalho que, segundo Bechara, reúne características de diferentes momentos de sua produção, iniciada no final da década de 80. A individual na Maneco Müller : Multiplo traz dez pinturas que vão de 0,60 X 0,50 m a 2,20 X 2,20 m. As telas carregam os atributos que identificam o trabalho marcante do artista. Um deles é a opção pela lona de caminhão como suporte, onde as marcas de uso, os remendos, as manchas remetem poeticamente a uma forma de congelamento do tempo. Outra é a instabilidade do jogo entre o rigor formal geométrico e as ocorrências imprevisíveis surgidas das reações químicas da oxidação de ferro e cobre sobre a lona. A novidade fica por conta das cores altas, sólidas, como vermelho, verde, amarelo, incorporadas recentemente em sua paleta. “Ao expor seu atlas o artista se expõe, se coloca em crise, acolhe o desvio, o acidente, danifica a ordem, criando uma geometria hesitante onde as linhas surgem, desaparecem e ressurgem condenando certezas”, afirma Bianca Dias.

“Essa exposição é muito importante para mim porque inaugura uma nova fase de uma relação com dois galeristas pelos quais eu tenho muita admiração”, afirma Bechara. Depois de individuais em espaços muito grandes, como o salão monumental do MAM no Rio; o Ludwig Museum, em Koblenz, na Alemanha; ou os jardins da Fundação Gulbenkian, em Lisboa; ele revela um novo interesse: “A galeria me apresenta um desafio de caráter espacial, o que me instiga muito. A grande escala é onde me sinto mais confortável de trabalhar e o espaço deles é intimista, o que para mim é muito provocativo. Estou muito feliz com esse desafio”, diz Bechara.

Sócios da galeria, Maneco Müller e Stella Ramos acompanham a trajetória do artista carioca desde o início, num relacionamento de longa data. “Vimos de perto a incorporação das lonas e depois das emulsões de ferro e cobre em seu trabalho. Bechara é um artista devotado à experimentação, que encontra resultados extraordinários a partir de uma atividade obstinada em seu ateliê, de segunda a segunda”, diz Stella. “Vivemos num mundo em que a velocidade nos empurra para a superfície das coisas, para o olhar apressado, para o consumo ligeiro. Bechara ao contrário, nos convida a um tempo de arte; que é o tempo da imersão e da transformação”, complementa Maneco Müller.

Detalhes

Início:
10 abril -10:00
Final:
6 junho -18:30
Categoria de Evento:
Website:
http://www.mmmgaleria.com.br/

Local

MMM Galeria
Rua Dias Ferreira, 417/206 - Leblon
Rio de Janeiro, RJ Brazil
+ Google Map

© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0

Desenvolvido por heyo.com.br