Peter Kennard (n. 1949, Reino Unido) é um artista e ativista baseado em Londres, e Professor Emérito de Arte Política no Royal College of Art.
Archive of Dissent marca uma das exibições mais extensas do trabalho de Kennard até hoje e foi especialmente concebida para a Whitechapel Gallery. Ocupando três galerias dentro do antigo espaço da Biblioteca Whitechapel, a exposição reúne obras da prolífica e influente carreira de cinco décadas do artista, oferecendo um importante repositório de história social e política, ao mesmo tempo que ilumina uma prática artística que tem continuamente desafiado e protestado contra o status quo.
Desde a década de 1970, Kennard produziu algumas das imagens mais icônicas e influentes de resistência e dissidência. Do movimento contra a Guerra do Vietnã, o Movimento Anti-Apartheid, a Campanha pelo Desarmamento Nuclear (CND) e as campanhas da Coalizão Stop the War nos anos 2000, até as guerras atuais na Ucrânia e Gaza, além de seu compromisso contínuo com o ativismo ambiental, Kennard desenvolveu uma prática visual única que conecta arte e política para um amplo público.
Refletindo a função histórica do espaço da antiga biblioteca, a proposta de Kennard para a exposição assume a forma de um arquivo ativo e em constante evolução, grande parte dele apresentado como material impresso exibido em paredes, cartazes, vitrines ou em púlpitos. Isso inclui os jornais onde suas imagens foram publicadas pela primeira vez, bem como os pôsteres e livros pelos quais elas continuam a circular.
A exposição explora o processo criativo do artista, começando com uma seleção dos fotomontagens distintas que ele vem criando desde os anos 1970. Inspirado pelo trabalho de John Heartfield (1891–1968), que pioneirou o uso da montagem como ferramenta política nos anos 1930, as montagens de Kennard desconstruem imagens familiares e onipresentes, reimaginando-as através de diferentes formatos e escalas de publicação. As obras não apenas expõem a relação entre poder, capital, guerra e a destruição do planeta Terra, mas também “mostram novas possibilidades emergindo das rachaduras e estilhaços da antiga realidade.”
Archive of Dissent também inclui duas das instalações mais recentes e ambiciosas de Kennard, Boardroom (2023) e Double Exposure (2023), que utilizam luz, vidro e projeção para desconstruir o meio do fotomontagem, além de uma nova obra, The People’s University of the East End (2024). O título da obra faz referência ao nome coloquial do antigo espaço da Biblioteca, destacando seu propósito original como um recurso democrático local, ao mesmo tempo que continua a utilizar e evocar a iconografia e as formas de protesto.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br