Raúl Díaz Reyes, “Arcadia” – Divulgação
A Zielinsky São Paulo apresenta, de 14 de junho a 09 de agosto de 2025, “Arca”, a exposição individual do artista espanhol Raúl Díaz Reyes na Travessa Dona Paula, em Higienópolis, em São Paulo. Com texto crítico de Camila Bechelany, a mostra revela a nova produção de pinturas realizada em solo brasileiro neste ano. O evento celebra o primeiro ano de funcionamento da galeria no Brasil, comemorado no último dia 08.
Arca propõe-se como um suporte simbólico e físico — uma espécie de caixa de ressonância — que abriga obras capazes de operar como relicários. Cada peça preserva em si signos crípticos, fragmentos de memória, arquétipos e gestos suspensos no tempo. São cápsulas de significado berto, matrizes que convidam tanto à decifração quanto à contemplação silenciosa. Em sentido figurado, “arca” pode significar depósito, tesouro ou um lugar de grande variedade.
A primeira vista da obra de Raúl Díaz Reyes destaca-se por uma visualidade minimalista, matizada com notas de onirismo e metafísica. Mas seu foco é a exploração da linguagem em um objeto cultural específico. Ele conecta seu trabalho com a tradição da Arte Conceitual. O imaginário visual de Raúl é o resultado de suas contínuas explorações nos campos da estética e da semiótica contemporâneas: a História da Arte, a abstração, o cinema, a arquitetura e o design; o paisajismo, a poesia, a geometria, a música e até a arqueologia. Seu ponto de partida é alterar e fundir códigos correspondentes ao som, a imagem e a palavra, e criar um signo híbrido que permita ensaiar uma sorte de outras linguagens. Este enfoque, essencialmente sinestésico, busca uma nova materialidade e/ou arquitetura para a memória humana.
Seus signos são, além de um feito artístico, um efeito linguístico, um incidente gráfico e um instrumento de mística intelectual. Não há em sua constituição nenhum rastro dicotômico: natureza/cultura; texto/ imagem; poesia/pintura; logotipos/ícone, todos esses elementos se fundem gerando assim um corpo que tem a forma imprecisa de um totem primitivo, um livro aberto ou um artefato.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br