Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Aproxime-se: Perceptos” de Renée Green no auroras

14 setembro - 11:00 - 30 novembro - 18:00

Renée Green. Commemorative Toile (detalhe), 1992-1993. Cortesia do artista, Free Agent Media, e auroras, São Paulo

O auroras apresenta a primeira exposição no Brasil de Renée Green (Cleveland, EUA, 1959), renomada artista, cineasta e escritora. A exposição apresenta a prática internacional de Green, que abrange quatro décadas de trabalho e emprega uma gama de suportes —pintura, esculturas, instalações, filme, vídeo, obras sonoras, Space Poems, arranjos arquitetônicos, entre outros— refletindo os efeitos de uma esfera transcultural em transformação e o que agora pode ser feito e pensado.

Após uma estadia no auroras no início de 2024, Green selecionou cuidadosamente para esta exposição três conjuntos de obras de diferentes décadas que ressoam com a arquitetura modernista do local, bem como a relação poética, histórica e pessoal contínua da artista com o Brasil.

Ao entrar no espaço, uma sala de projeção dá o tom da exposição com um curta-metragem. Uma meditação poética sobre a distância, Come Closer [Aproxime-se] (2008) é um filme curto e itinerante, lançando uma rede afetiva entre os locais de Lisboa, São Francisco e Brasil. Por meio de sua narração em português, o filme reformula o relacionamento contínuo de Green com o mundo lusófono como um lembrete visceral da complexidade das relações entrelaçadas e de como a história reside no presente.

No hall de entrada, Relações: Megahertz, Megastar, Brother, Brasil (2009) apresenta um conjunto de banners suspensos que traçam os fluxos da diáspora africana entre os Estados Unidos e a música e a cultura popular brasileira. Um elemento escultórico mostra um pequeno video em um iPod, considerando distâncias mediadas: a partir da voz e de imagens acessadas via revistas e transmissões de rádio, a artista tenta “se aproximar” de seu irmão Derrick Green, vocalista da banda brasileira Sepultura.

Instalada na biblioteca, Commemorative Toile (Brasil) (2024) é uma mise-en-scène sedutora criada por móveis estofados com Commemorative Toile (1992-1993) de Green, um padrão têxtil do século 18 reconfigurado pela artista como tecido e papel de parede para revelar histórias complexas da Europa, África e Américas. Acima desta instalação, um Space Poem inédito, criado para a mostra, flutua a partir do corrimão da biblioteca.

Obras sonoras, um filme, um Space Poem e uma série de obras em papel ocupam a entrada, os quartos superiores e o espaço principal do auroras. No epicentro dessas obras está o filme Begin Again, Begin Again [Comece de Novo, Comece de Novo] (2015), uma reflexão sobre viver e morrer durante o intervalo de 128 anos entre 1887 e 2015. No filme, o trabalho do arquiteto austríaco-americano R.M. Schindler (1887–1953) é invocado através de seu manifesto de 1912, Modern Architecture: A Program [Arquitetura Moderna: Um Programa].

No entanto, as afirmações numeradas do filme são interrompidas pelas divagações de outra consciência sobre a estranheza da sobrevivência, enquanto no jardim do auroras uma voz oculta sussurra uma ladainha de jardins desaparecidos… 

Detalhes

Início:
14 setembro - 11:00
Final:
30 novembro - 18:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
,
Website:
https://auroras.art.br/

Local

Auroras
426 Av. São Valério Morumbi
São Paulo, São Paulo Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support