O museu francês celebra os anos 1980 com a grande exposição intitulada Années 80, Mode, Design et Graphisme en France. Desde a eleição de François Mitterrand (presidente francês) em 1981 até a queda do muro de Berlim em 1989, esta década histórica, ainda viva na mente das pessoas na França, é considerada tanto um divisor de águas político quanto um ponto de viragem artística nos campos da moda, do design e das artes gráficas, onde o pós-modernismo abre todas as possibilidades artísticas. A mostra reúne mais de 700 obras de arte, incluindo objetos, móveis, criações de moda, cartazes, fotografias, vídeos, capas de álbuns e fanzines, retraçando essa década frenética que se tornou sinônimo de ecletismo. Os anos 1980 viram surgir uma nova geração de criadores, desde Olivier Gagnère, Elizabeth Garouste e Mattia Bonetti, até Philippe Starck e Martin Szekely, todos eles criados em um contexto propício à liberdade de expressão. O design de moda também se libertou dos ditames tradicionais de estilo, com estilistas como Jean Paul Gaultier e Thierry Mugler subindo para o status de superstars. A década de 1980 foi também o ápice da publicidade, design gráfico e produção audiovisual através das obras de Jean-Paul Goude, Jean-Baptiste Mondino e Etienne Robial.
Da nova onda ao pós-punk e hip-hop, um novo capítulo também foi escrito na história da música e da dança nas lendárias casas noturnas de Paris.
A cenografia da exposição, um choque de formas e desenhos vibrantemente coloridos, é o trabalho do designer Adrien Rovero. Années 80, Mode, Design et Graphisme en France gira em torno de três importantes temas que refletem a fusão de ideias e formas específicas daquela década: uma nova era política e cultural, design em efervescência e o look dos anos 1980. Nas salas expositivas com vista para o Jardin des Tuileries, a exposição começa com a eleição de François Mitterrand em 1981, anunciando uma mudança decisiva na França com um cartaz com o slogan “La Force Tranquille” (A Força Tranqüila). O cartaz, encomendado por Mitterrand e criado pela lenda publicitária, Jacques Séguéla, marcou o início de uma nova era no design visual global e a chegada do marketing eleitoral. Os grandes projetos do novo presidente foram acompanhados por uma nova identidade visual, com gráficos criados por Grapus para La Villette e o Louvre, e Jean Widmer para o Musée d’Orsay. Para promover as criações contemporâneas, o novo presidente chamou cinco designers para renovar os apartamentos particulares do L’Élysée, incluindo Marc Held, Ronald Cecil Sportes, Philippe Starck, Annie Tribel e Jean-Michel Wilmotte. Jack Lang, o emblemático Ministro da Cultura, inaugurou a Fête de la Musique em Paris em 21 de junho de 1982, encorajou o reconhecimento público da moda francesa com a criação do Institut Français de la Mode (IFM) em 1986, e apoiou desfiles de moda realizados na Cour Carrée do Louvre, assim como o Oscar da Moda. A mídia e a produção audiovisual também experimentaram um boom sem precedentes. Étienne Robial criou o conceito de habillage ou apresentações audiovisuais, para estações de televisão como Canal+, M6 e Canal 7. Na época, a proliferação de estações levou aos anos dourados do cinema publicitário graças a diretores icônicos como Étienne Chatiliez, Jean-Paul Goude e Jean-Baptiste Mondino. A mídia escrita também passou por uma transformação quando Claude Maggiori redesenhou as capas do diário francês ‘Libération’, enquanto a ‘arte’ do slogan inundou todas as formas de mídia existentes. Todas essas inovações dos anos 1980 ganham palco na exposição do Mad.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br