O Bass Museum of Art anuncia uma nova exposição como parte da temporada de outono de 2024-2025, (LA)HORDE: Heureux sous son ombre, em exibição de 16 de outubro de 2024 a 27 de abril de 2025.
(LA)HORDE é um coletivo multidisciplinar com sede na França, fundado em 2013 pelos artistas Marine Brutti, Jonathan Debrouwer e Arthur Harel. Como diretores do Ballet de Marseille, o trio expande os limites da dança clássica para explorar como os corpos são representados no espaço público, nas redes sociais, nos objetos e no palco—tudo isso estará em exibição no The Bass na primeira exposição do coletivo nos Estados Unidos.
Bondy (2017)—um retrato em vídeo fascinante de uma comunidade globalizada contemporânea—é o centro da exposição. Em 2017, a comuna de Bondy, um subúrbio de Paris, e o Centre National de la Danse convidaram (LA)HORDE para produzir um retrato coreográfico de Bondy e seus residentes. O objetivo era adentrar a comunidade e conhecer cidadãos comuns que dançam, mas podem não ter treinamento formal. (LA)HORDE convidou essas pessoas—representando uma ampla demografia de idade, gênero e origem cultural—para filmar a si mesmas dançando, e dirigindo a si mesmas enquanto dançavam, nos locais de sua escolha.
Cerca de cinquenta membros da comunidade se voluntariaram para participar do projeto, incluindo líderes de torcida do ensino médio, idosos em um clube de dança e até nadadores sincronizados. No vídeo, os participantes são mostrados dançando ou executando rotinas em suas respectivas zonas de atividade comunitária. Além disso, membros de clubes locais de motociclistas, vestidos com trajes de motoqueiro completos, imitam os movimentos de suas motos montadas em pantomimas encenadas. Com uma mistura de graça e ameaça, esses interlúdios poéticos oferecem um subtexto fascinante para as cenas coreografadas de outra forma diretas.
O título da exposição faz uma referência ao lema municipal do século XVIII de Bondy, Heureux sous son ombre (“Feliz sob sua sombra”). Referindo-se às origens da cidade próxima à floresta com o mesmo nome, o lema foi adotado para reabilitar a imagem de uma região que antes era marcada por assaltantes e banditismo. A escultura HEUREUX SOUS SON OMBRE (2024), apresentada ao lado do vídeo, também reconhece os espaços culturalmente demarcados de ameaça e civilização, com ideias sobre a sociedade que surgem consistentemente em formas politicamente construídas. Próxima, sua prima conceitual, a escultura Ghost Light, The Bass, Miami (2024), ecoa esse apelo para aliviar a ansiedade coletiva, aludindo à tradição teatral de colocar uma luz de utilidade no palco após o expediente para garantir a segurança da equipe em um teatro escuro (ou, supersticiosamente, para fazer companhia aos fantasmas).
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br